Tradução deste blog

domingo, 31 de outubro de 2010

MEUS AGRADECIMENTOS

Ao Pastor Newton Carpintero.
Ao Pastor Ciro Sanches Zibordi.
Ao Pastor Francisco Guedes.
Pelo apoio dado a este jovem blogueiro. Com 60 dias acabamos de passar da casa dos 1000 acessos,  Brasil com 95% e 5% entre EUA, França, Portugal, Russia, Cingapura, Alemanha, espero não ter esquecido algum outro país. Aos leitores o meu mais sincero agradecimento. Deus abençõe voces que estão semeando fora da nossa pátria.

Bom te-los como amigos, pena não poder abraça-los.

sábado, 30 de outubro de 2010

SERÁ QUE FREUD EXPLICA?

Tem coisas que desafiam os nossos neurônios.
Isto só veio reforçar o que eventualmente tinha visto acontecer.
Um representante de clube de futebol explicava-se ao repórter, o motivo da demora em atender a coletiva; dizia ele: Demoramos por conta de uma reunião com os jogadores e também por causa da oração que os jogadores estavam fazendo. Bem! vamos ao questionamento.
1) No time A tem vários jogadores evangélicos.
2) No time B também tem jogadores evangélicos.
O grupo A levanta a voz em oração pedindo as bênçãos em favor da vitória.
O grupo B faz a mesma coisa do outro lado.
ORAÇÃO SUBINDO!!!!!!!!!!!
Chegou lá em cima a oração de ambos os grupos. Voces do outro lado que são inteligentes, respondam-me
por favor. Qual grupo voces acham que Deus vai atender?
Hãm!!! não entendi; precisa saber se Deus tem alguma preferência por esses clubes?.
Sei, sei,sei; será que sei?
Fique sabendo que até Satanás entra nessa briga porque tem os mandingueiros que também querem ganhar.
Complicado não!!!.
FICO AQUI COM OS MEUS PENSAMENTOS.
Centenas de pessoas morrem a cada minuto, muitos, sem paz nem esperança.
Deus está interessado nesse terceiro grupo.
Enviou seu filho ao mundo para salvação dos pecadores.
O QUE NÃO ENTENDO É:
Quem, em perfeito juizo, vai achar que Deus esta la em cima, preocupado com os resultados de uma partida de futebol.
Perguntei para um irmão Sanpaulino, (Thiago, super gente, quase um filho, bjs thiagão)  ele não soube me responder e quase morre de tanto rir.
Ria voce também; sem constrangimentos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS - MINHA ESCOLHA É... (Corrigido e atualizado 11/2010).

JOSÉ, FILHO DE JACÓ.
A história de José, começa em Gn.30:23 com o seu nascimento, sendo o 11° filho de Jacó e o primeiro de Raquel filha de Labão.  Muito jovem, Deus revelou a José o que seria o seu futuro, através de dois sonhos:
1° SONHO -  MOLHOS NO CAMPO.  "Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e também ficava em pé; e eis que os vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho"  Gn. 37:7.
2°SONHO - "Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, a lua e e onze  estrelas, se inclinavam a mim."  Gn.37:9.
Contando esses sonhos, José atraiu o ciumes e a ira dos seus irmãos que a partir daí, procuravam uma forma de tirar José do cenário da família.
PERFIL DO CANDIDATO:
José, um  candidato ficha limpa, desprezava o oportunismo, de caráter impoluto, respeitador, fiel nos compromissos e sendo avaliado por  Faraó, este disse de José: "Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus?". E disse a José:  "Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu", Gn. 41:38ss. Assim, Faraó pôs José como Governador em toda terra do Egito.
IDADE: 30 anos, Gn. 41:46 Muito jovem, mas,  diante da ameaça da mulher de Potifar Gn. 39, manteve sua integridade indo parar na prisão para sair de lá direto ao governo do Egito, numa prova que Deus tinha total controle da vida de José e este da sua.
ESCOLARIDADE:  Não tinha passado pela Sorbone nem cursado economia na fundação todavia, caso José tivesse aceitado o convite para ser Ministro da Agricultura do nosso país, resolveria o problema do armazenamento dos grãos considerando a oscilação de preços no mercado. Coincidência ou não, hoje pela manhã o programa Globo Rural, abordava produtores de grãos do Brasil em comparação com os produtores do estado americano de IOWA, nas análises de solo, no plantio, na colheita com máquinas de última geração e principalmente nos silos. Aqui, pelo contrário, jogamos fora o que daria para alimentar o continente africano.

Outro candidato ficha limpa que eu não desprezaria, colocou-se diante de Deus e pediu sabedoria para entrar e sair no meio do povo. Sua história é longa e contada no segundo livro das crônicas dos reis de Israel, refiro-me a Salomão.

ASPECTOS POLÍTICOS DA VIDA DE JOSÉ.
Alimentou sua família sem praticar o nepotismo, tratou-os com a devida benevolência
Não comprou mansões próximas ao Nilo. Não espalhou o dinheiro do Egito para se fazer de bonzinho aos olhos de outras nações. Não permitiu corrupção nem o assédio da família. E de quebra disse aos seus familiares; um dia Deus vai nos tirar do Egito e quando isto acontecer, prometam que levarão os meus ossos daqui.

OS DEMAIS CANDIDATOS:
Temos dois outros candidatos e logo iremos as urnas para decidir qual deles irá governar o Brasil.
A dificuldade que tenho nessa escolha é porque ambos entram nas nossas igrejas e misturam rezas com oração, com todo respeito a ambos, não somos idiotas, não vendemos o nosso voto. Queremos um governante que se espelhe em José, que não deixem os ratos do partido navegarem a solta pelos porões dos ministérios, saibam confiar em Deus, independente da fé que professam, não se deixem levar pelo engano da homofobia. Eles querem liberdade para se esfregarem publicamente diante dos nossos filhos, já temos o Código Civil Brasialeiro atualizado, o judiciário para proteger os interesses comuns de cada cidadão e as controversas. Não venham com essa estória que ABORTO é questão de saúde pública, ABORTO É HOMICIDIO SIM, digam isso também para o BISPO MACEDO, aliás deveriam incluir o DIREITO DO NASCITURO no ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, isto faria justiça aqueles que respiram,  mesmo embrionariamente.  

NÃO JOGUEM O BRASIL NA LAMA DA IMORALIDADE.
Deus não poupou Sodoma e Gomorra, ameaçou Nínive, porque pouparia o Brasil, se insistirmos com essas mazelas. Se os gays querem liberdade, eles já as tem. Não dizem por aí que dentro de quatro paredes tudo é válido? Qualquer pessoa inteligente sabe que essas apologias ao homossexualismo vomitadas nas novelas e programas de auditório, tem como fulcro atingir as famílias e mostrar para nossas crianças que tudo isso é normal, normal? tente atarraxar um parafuso com outro parafuso e uma porca com outra porca. 
FINALIZANDO, não tenho medo nem da direita nem da esquerda, os muros cairam na Europa, a União das Repúblicas Soviéticas sucumbiram, Cuba insiste mas sabe que o navio não chega no porto e todo regime totalitário, ou mata muita gente para sobreviver ou morre.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

II JESUS O MAIS DESACREDITADO (texto atualizado)

POR MUITOS CRENTES.
No ponto I,  nota de esclarecimentos sobre o tema proposto.
Não dá para usar este espaço como se estivesse escrevendo um livro mas apenas lampejos, para refrescar nossa memória.
Dn 2:42-43 Descreve uma parte da estátua sonhada por Nabucodonosor, artelhos de ferro e barro que se misturam com semente humana o que para alguns, representa o império romano ocidental  e oriental, pelo fato desse império ter constituido uma capital no oriente, em Bizâncio posteriormente chamada de Constantinopla. Nunca pude ver outra coisa senão, o poder político e expansionista do império romano representado pelo ferro e a herança religiosa a que chamo de; IMPÉRIO ROMANO ESPIRITUAL OU RELIGIOSO,  representado pelo barro misturado com semente humana ou seja; o império político caiu em 476 ec  porém o poder religioso iniciado por Constantino (306-337)  e consolidado por Teodósio (378-395) que fez do cristianismo a religão oficial do império,  permaneceu como um grande rio, seguindo por curvas sinuosas, marcadas de mortes pela ganância do poder, violências, traições, simonias,  indulgências e assassinatos dos verdadeiros cristãos que se opunham ao sistema corrompido do poder papal. Mergulhamos no século das trevas e vimos a luz voltar a brilhar com os sinais da reforma protestante que deu carona para uma outra reforma, a reforma politico social, freando o dominio papal na Europa e abrindo o leque do renascimento à cultura, às artes e às ciências.

CRENTES OU EVANGÉLICOS - ONDE ACERTAMOS E ONDE ERRAMOS.
Na verdade, não acertamos em nada, apenas abraçamos a fé em Cristo, de maneira autenticamente bíblica. Aquele monge de vida exemplar, chamado Martinho Lutero,  sonhava em conhecer a sua ordem na roma papal,  escandalizou-se ao ver seus companheiros de monastério, encharcados de vinho e carnes de caça, gordos, de rosto rubro da bebedeira e comelança enquanto ele vivia sob votos de pobreza, abriu espaço para reforma. Abraçamos a reforma e com ela as riquezas doutrinárias, porém, diferente do que se pensava, ao invés de criar uma nova seita, Lutero despertou para conhecer e anunciar Jesus como único e suficiente salvador sem que fosse preciso pagar indulgências ou apelar para qualquer outro mediador. 

Ef.2:8 Pela graça sois salvos,  por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Reconhecemos que a salvação não é produzida por méritos, nem tampouco pela interferência de qualquer dos santos da Bíblia e isto inclui Maria, a mãe de Jesus que em vida, cumpriu o papel de ter sido escolhida por Deus para conceber o Salvador dos homens e no seu cântico ela disse: "O meu espírito se alegre em Deus o meu Salvador, porque não atentou na humildade de sua serva; pois eis que desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada."  Jo 1:47-48. No calvário, quando Jesus olha para sua mãe e João que estava junto diz-lhe; mulher eis aí o teu filho e para João, filho, eis aí a tua mãe (Jo.19:25-27) num claro sinal que daí para frente, Jesus abria mão da condição de filho para retomar a glória que tinha com o pai. (Jo.17:5;24.

ICo 15:1-58 O Apóstolo Paulo, define a ressurreição sob todos os aspectos. A doutrina da ressurreição não é uma invenção dos apóstolos. Jesus (Jo. 5:29) deixou muito claro que todos, justos ou ímpios, serão ressuscitados um dia, não deixa margem para qualquer especulação que leve a outras idéias doutrinárias.

Jo 3:3-7 Para Nicodemos Jesus disse da necessidade de nascer de novo, nada tendo a ver com reencarnação ou nascer da carne pois continuará sendo sempre carne. Abraçamos esta doutrina, tão desprezada pelos neo-pentecostais pois reconhece-la, implica em concordar que não existe cristão de verdade se não houver uma total mudança de vida e atitudes, não basta ingressar numa igreja, ser batizado, e participar dos cultos, sem deixar para traz, a velha natureza e o pecado que tão de perto nos rodeia. O que digo é tão sério que hoje, homens e mulheres se entregam  aos prazeres do carnaval, da nudez e  da sensualidade e sem qualquer constrangimento, dizem na televisão: "SOU EVANGÉLICA"  logo logo, criarão a "ESCOLA DE SAMBA PENTECOSTAIS PEDEM PASSAGEM".

Doutrina do batismo com Espírito Santo que falaremos mais tarde, do arrebatamento da igreja e outras que convencionou-se chamar de;  doutrinas basilares ou básicas do evangelho.

EM QUE ERRAMOS.
Não vou me estender muito neste capítulo mas, resumi-lo da seguinte forma: Erramos em não somar a abnegação dos testemunhas de Jeová no sentido de evangelizar, o zelo pelo estudo da palavra cultivado pelos batistas e presbiterianos, a devoção dos católicos que enchem suas igrejas nos domingos pela manhã, a organização das igrejas denominadas "Congregação Cristã No Brasil" na forma como constroem seus templos, cuida da manutenção patrimonial e mais importante, não ficam falando mal dos seus pastores (anciãos) como nós outros temos esse terrível vício e ainda o fazemos publicamente.
Peço desculpas, isso é mania de perfeição e também quanto a esse "erramos", ainda falarei sobre diversos pontos em que erramos e para aumentar o erro, temos como principais colaboradores, aqueles que concentram o poder sob o título de "LIDER" mesmo sabendo que toda instituição precisa de um lider e na bíblia, temos centenas que exerceram liderança.
EM QUE TORNAMOS O SENHOR DESACREDITADO.
A maior parte das parábolas de Jesus, indicam o caminho para uma vida de trabalho, perseverança e evangelização.  Quando prego sobre a figueira improdutiva ou estéril, volto para casa com a sensação que espanquei a igreja, porque, que importância nós damos a essa parábola, quanto o significado e as consequências, para quem Jesus dirige esta parábola?; e a dos trabalhadores e as diversas horas?; e a parábola das dez virgens?; todas tem um profundo significado e deveria preocupar o povo de Deus tanto quanto o adultério, o roubo ou a mentira. Lc 13:6-9, Lc.10:25-37 Mt. 20:1-18.

domingo, 24 de outubro de 2010

ENQUANTO ISSO, VAMOS A SALA DA TEOLOGIA.

Não sou gramático e até gostaria de ter-me dedicado a esta área do saber. Por exemplo; a semântica é a ferramenta gramatical que nos leva a conhecer as palavras quanto o significado e a sua evolução no tempo e espaço. Há três maneiras de estudarmos uma palavra e seu sentido;  isoladamente,  dentro de um período no texto ou como ela dá vida a uma frase. Na Grécia antiga, o areópago era o lugar de verberar frases, discutir idéias e era  um grande momento, quando alguém emperdigado  resolvia assumir uma postura e discutir o anacronismo dialético da época. Paulo assim o fez e com muita graça, para mostrar-lhes que estavam equivocados quanto a existência de um Deus desconhecido no meio dos deuses venerados por eles. Hoje, nossos púlpitos substituem os areópagos. Os Demétrios de hoje, são pessoas simples que após um momento de oração e leitura da Bíblia, se empenham em mostrar a grandeza da bondade e do amor de Deus para com nossas almas, empenham-se em falar do amor de Jesus.  Isto pode ser através de uma pregação  ou de uma poesia que quando agregados os valores musicais, são transformados em hinos de adoração a Deus. Bem! aqui começa minha discussão. É sempre comum ouvirmos críticas a estilos, hinos e pregações por conta do "mau"  uso de uma palavra ou frase. Há pessoas que se escandalizam com tudo, vêem erro em tudo, consideram quase tudo uma eresia, no culto, parece mais uma banca de julgadores que adoradores. Concordo que nem todos os nossos pregadores, estão gramaticalmente afinados e por vezes, alguma coisa soa mal, arranha nossos ouvidos; nada porém que permita uma novação doutrinária e que se exija um reparo ou uma reunião emergencial do Conselho de Doutrina da Convenção Geral. Vou dar apenas um exemplo:
Certa feita um pastor, por quem sempre tive muito apreço me disse que se alguém pregasse em sua igreja e pronunciasse da seguinte forma: "O ESPÍRITO SANTO DE DEUS" ,  podia parar,  pois dai pra frente não mais seria ouvido. Questões semelhantes ouço e por vezes não entendo, porque gastamos tanta munição quando temos tantos desafios a enfrentar. Desvios de doutrina ou eresia não se faz com uma palavra ou uma uma frase,  mas,  com um conjunto de palavras, que formam uma idéia ou afirmação  concebida fora da madre, a Bíblia. Por vezes surra-se alguém, expondo-o publicamente por alguma falha ou mal entendimento de uma ou outra palavra. Amo Teologia, estimulo os meus irmãos em Cristo, que façam Teologia e quando não podem pagar, por vezes, assumo o compromisso de ajuda-los. A Teologia tem feito muito bem as nossas igrejas mas, por vezes gera discussões loucas e infindáveis que não conduzem a qualquer plano seguro. O conhecimento sem o revestimento da graça de Cristo, cria debatedores mas com a sua graça, cria bons ensinadores que por sua vez formarão ministros do evangelho de  Jesus Cristo para conduzir a igreja que ele Jesus comprou com o seu próprio sangue. Facilitemos o caminho do ministério. Roguemos ao Senhor da seara que mande trabalhadores, ceifeiros da última hora.  Por outro lado, é recomendável aos candidatos ao ministério ou pregadores, que evitem os chamados vicios de linguagem, chavões que causam enjôo, imitações baratas de pregadores viajantes do espaço. É recomendável dar uma lida nos livros do Pastor Ciro Sanches Zibordi, tem boas recomendações para estas questões. No cuidado, a leveza dos nossos cultos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

I - JESUS O MAIS DESACREDITADO DOS PREGADORES

PARTE I - CONSIDERAÇÕES SOBRE O TÍTULO.
Desacreditar é um adjetivo com multiplicidade de aplicações e qualquer delas, principalmente quanto ao que perdeu a credibilidade, não poderia em hipótese alguma ser aplicado a Jesus e suas palavras que são "FIÉIS E VERDADEIRAS" e ele é "FIEL E VERDADEIRO"  Ap 19:11;13. portanto, voce pode tornar um ser humano desacreditado por suas más obras nunca o Senhor Jesus, todavia, quero usar esta palavra no sentido em que; no momento que não dou valor, não considero as coisas que ele disse ou ensinou, torno-o tão desacreditado quanto alguém que tenha sucumbido diante das falhas humanas.
Esclarecido o uso do título quero trazer a reflexão o texto de Is. 53:1 "QUEM DEU CRÉDITO A NOSSA PREGAÇÃO E A QUEM SE MANIFESTOU O BRAÇO DO SENHOR". Quem parou para ouvir e disse: Aceito tudo quanto ele diz ou disse.
Antes de prosseguir, quero informar que farei uma breve análise das principais religiões que compõe o chamado mundo cristão e se voce, sendo crente, católico ou espírita e considera de verdade que a BÍBLIA é a palavra de Deus, inquestionável, inerrante e que é a base da sua fé, sendo o único livro que explica a verdadeira história do homem e das religiões, como a história da eternidade, devendo ser também o único livro com o qual voce pode  justificar a sua fé, está ótimo, caso contrário, voce já torna o Senhor  DESACREDITADO. Como todos compareceremos diante dele, prepare uma boa explicação se houver tempo e validade.
Quero também informar que entendo, que as religiões vieram para atrapalhar a relação homem x Deus.  Jesus já tinha encontrado algumas e não deu a mínima para elas, se alguma fosse tão boa ele teria escolhido uma delas e ainda teria deixado  recomendações.
Quero também mostrar que desse chamado mundo cristão, incluindo grande parte dos meus irmãos crentes ou evangélicos, não dão a mínima para o que Jesus deixou escrito razão pela qual, quero começar por nós, evangélicos pois a Bíblia diz que o julgamento começa pela casa de Deus IPd 4:17.
Portanto; Se os evangélicos abraçam a fé pela Bíblia, devem amar incondicionalmente a doçura das palavras faladas por Jesus. Se os católicos se vêem como a maior religião do ocidente e de fato são, devem se lembrar que não há salvação sem JESUS e as suas palavras devem ser levadas em conta. Se os espíritas defendem o seu cantinho no céu, devem faze-lo com base nos ensinamentos de Jesus; não há como querer amparar questões eternas a partir de um livro escrito por Alan Cardec ou ainda psicografado sem confronta-los  com o que a Bíblia retrata acerca da  vida presente, a  futura e a ETERNIDADE cujo termo nos dicionários, significa: Duração sem principio nem fim, certamente referindo-se a eternidade passada, também.
Há um volume da Bíblia em que  as palavras de JESUS estão gravadas em vermelho, isto até facilita para diferenciar dos comentários dos seus autores, refiro-me aos quatro evangelhos.
Dados esses esclarecimentos, finalizo esta primeira parte dizendo que vejo tanto sentimento ruim quanto bons nos seres humanos, ambos vão de mãos dadas as suas igrejas ou salas de reuniões e tanto um grupo quanto outro, afirmam que o pé já está no céu e a coisa não é tão fácil assim, Mt.7:13 "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição e muitos são os que entram por ela".

Até a próxima se Deus quiser, com a parte  II - JESUS O MAIS DESACREDITADO,  POR UM  CONSIDERÁVEL NÚMERO DE CRENTES

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BÊNÇÃOS DE DEUS. QUANTO VOCE QUER?

Aguardem, já tenho uma a caminho e nesta, quero mostrar que Deus não impõe limites para abençoar.

de   0   a     80
de mim a Enoque.

guenta coração.

Jesus é maravilhoso, nós é que não damos o devido valor.
rs....

Deus abençoe meus amigos e converta meus inimigos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

SENADORA MARINA SILVA E JÔ SOARES

Terminei de digitar a ultima parte de COSTUMES E DOUTRINAS, já era 1:30 da madrugada, quando minha esposa chegou correndo e disse: vamos assistir o Jô Soares, ele vai entrevistar a Senadora Marina Silva. Fui dormir quase 3 mas valeu a pena. Se querem uma mulher na Presidência da República, preparem-se para a próxima. Espero estar vivo até lá, se Deus quiser.

Sabe irmã Marina, devo-lhe um pedido de desculpas ou perdão, deixei de votar na senhora, por pura questão matemática visando o segundo turno. Enquanto a senhora aprendeu matemática para evitar ser roubada nos seringais, eu aprendi para não votar na senhora.  Quando o Jô lhe perguntou sobre a fé, sem titubear a senhora disse que era evangélica da Assembléia de Deus, fiquei emocionado e percebi que a senhora não dá o troco, não paga com a mesma moeda as críticas feitas a sua pessoa, lembrei-me também do ex presidente Fernando Henrique quando disse recentemente que questões como o aborto,  não são assuntos de palanque todavia, foram estes e outros assuntos afetos a moral cristã que nos levaram a perceber a tentativa de mudar a constituição para beneficiar grupos diversos. Ainda aplaudo a sua sabedoria quando disse aos repórteres que levaria estas questões para um plebiscito.

Sabe outra coisa que gosto na senhora, sua personalidade, seu jeito de ser, não mandou fazer chapinha nem foi buscar roupas na França, não tem uma fala arrogante e não promete o que não pode cumprir.

Por último, foi grande o seu esforço para sair do analfabetismo e chegar a faculdade e aí,  eu fico pensando, eu brasileirinho da periferia: Em que a exigência do curso superior fere a DEMOCRACIA; não funciona assim nas empresas? até para ser gari, querem pelo menos o ensino médio? A liberdade é para todos, lutar por essa conquista é dever de todos, espero que os senhores legisladores pensem nisso para as próximas eleições, estamos no terceiro milênio, no mundo globalizado. Quando vejo um cidadão com uma banquinha, vendendo asas de borboleta, não dá pra achar que é um potencial homem público só pela sua capacidade de convencer alguém que passa, comprar algodão por veludo ou gato por lebre.

Fiquei muito emocionado, achei que temos chance de ser felizes um dia, desculpem, não pretendo atingir quem quer que seja, é a fala da minha alma; a Assembléia de Deus no Brasil tem uma dívida com a irmã Marina  Silva.

Parabéns ao Jô Soares que visivelmente, desculpe, babava, podia-se perceber a sua alegria diante da entrevistada e a já conhecida manifestação do auditório quando o entrevistado cai no agrado.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

IV - COSTUMES, CONFLITOS E DOUTRINAS

No penúltimo bloco,  ensaiamos conversa sobre a segunda geração dos pastores da nossa Assembléia de Deus, considerando os 100 anos em 3 períodos de 30, os 10 ficam para nossas crianças em desenvolvimento.  As conquistas, pelas quais, os considero verdadeiros servos de Deus, a manifestação de apreço pelas almas, a dedicação no ensino da palavra como também as constantes exortações quanto a postura cristã em relação ao mundo, cada vez mais tomado por valores terrenos e transitórios, nos obriga a reverencia-los. Não quero dizer que na explosão de crescimento da nossa AD não houvesse como ainda hoje há, pessoas desprovidas do conhecimento doutrinário da Palavra de Deus, sem a verdadeira chamada, ensinando e cobrando tolices dos conservos; coisas que  o Apóstolo Paulo mostra o verdadeiro sentido em Col 2:18-23 declarando-as de aparente piedade e devoção, servindo apenas para satisfação da carne. Não podemos nos esquecer que ele introduz suas palavras informando que são para os mortos em Cristo, que não dependem de mandamentos e exortações pois tem consciência da dialética moderna e sabem perfeitamento desdobrar os conselhos do nosso irmão João, o apóstolo do amor  quando nos diz:   "Não ameis o mundo nem o que no mundo há"  IJo 2:15. Imaginem o choque cultural dos nossos pais na fé que viveram numa época em que por exemplo; a mulher não fumava, não usava calça comprida e outros adereços que,  até a metade do século passado era considerado imoral, não pelos pastores mas pela sociedade, hipócrita ou não. O Brasil sempre amargou um alto índice de analfabetismo e a maioria quase absoluta dos pastores tinham no máximo o antigo curso primário ou apenas sabiam ler e escrever e essa falta de conhecimento secular, com frequência se chocava com o crescente desafio que a sociedade enfrentava na busca da modernização e do saber. Havia um grande divisor de águas; de um lado, pastores com pouco estudo porém cheios do Espírito Santo;  mesmo exigentes, sabiam cuidar do rebanho, eram durões com suas famílias para dar "EXEMPLO" a congregação e com isso,  pagavam um alto preço por dizer a igreja o que não PODIAM fazer quando o correto seria ensinar o que não DEVIAM fazer (ICo 6:12) e mais, com as palavras de ordem, estabeleceram-se  juizos de valor sobre a igreja criando dois grupos errados;   os que não obedeciam as regras da igreja e os que obedeciam mas, gastavam seu tempo acusando e cobrando os desobedientes, Mt. 7:1-5,  Cl 2:16 e Rm 2:1 que trata dos judeus, porém, me perdoem os exegetas por tomar esse texto isolado numa questão isolada.
Baton, esmalte, calça comprida, esportes de qualque espécie, tudo sob o pecado, dispensavam qualquer explicação. Os nossos filhos foram crescendo, estudando, ficando espertos e nos cercavam com perguntas tais como; Se é pecado, onde está escrito? e se pior, não sei, surgiram as escolas teológicas e eles foram pra lá e quando voltaram, alguns inchados já questionavam tudo e na igreja, fiscalizavam tudo o que se dizia, e carregados pelo grego e o hebraico, quase nos convence que a nossa tradução não é muito confiável. Agora eu do lado de cá, pergunto, nossos pais estavam errados?. exageros a parte.
UMA BOA PAUSA PARA MEDITAÇÃO.
Tudo o que não está na Bíblia, não é pecado portanto posso fazer a vontade? afinal, isto é costume e aquilo doutrina, huuum!! doutrina é imutável e costume, não,  costume não é doutrina. A mulher e as filhas de Ló que o digam e de quebra,  lembram-se da lição dos recabitas? Jr 35:1-6. Procure nos dicionários, o sentido da palavra doutrina. Significa muita coisa? ótimo.
Quando estabeleço dentro da "minha" igreja, uma série de normas visando o bem estar dos membros, parto sempre do principio que a rigor posso fazer todas as coisas porém, aquelas que não me aproximam de Deus, não me edificam, não  ajudam na fé, posso deixa-las de lado? aquelas que não alteram em absoluto, a minha capacidade de competir no mercado de trabalho, não aumentam ou diminuem meu tamanho moral e intelectual,  posso deixa-las de lado?.
Segunda-feira - vestido verde, sombras verdes, esmalte verde.
Terça-feira - vestido amarelo, sombras amarelas, esmalte amarelo podendo  ser roxo para contra balançar.
Quarta-feira - tem jogaço na televisão, pelo menos, um tempo menor para novelas, não aguento mais tanta choradeira.
Domingo - Maracanã, engenhão, morumbizão e pra minha família, domingão do Faustão, programa do Baú e enfim, elas cá e eu lá, se isto não for suficiente, passo na ponta da feira e compro uma dezena de dvds a R$ 2,00 e deixo lá para distração do  pessoal, já deixo também uns pacotes de pipocas para micro-ondas. O chato disso tudo é que esses filmes estão carregados de cenas com sexo explicito ou quase, são muito sugestivos e até mexe com a libido etc. etc. etc.; Há! paciência!  elas já são maduras o suficiente e saberão compreender.
A CONSCIÊNCIA BERRA e as almas? almas? que almas? O Malafaia (eles nem se dignam a chamar de pastor) o JR e o Bispo tal, estão na televisão, bem pagos, pregando uma grande variedade de mensagens (peço desculpas pelas citações de nomes, apenas para exemplificar) e a noite?
A NOITE - Já deixei há muito de ir pra minha congregação, lá eles conhecem a minha vida, vêem que não sou dizimista, tenho umas continhas pendentes no armazém da esquina e aí, prefiro as grandes;  belas orquestras, feira das nações, acampamentos e acreditem;  acampa-dentro; belo coral e o pastor, tem sempre um belo sermão textual ou expositivo (é assim mesmo? é que uso pouco essas ferramentas)  quando termina, vou com a família comer pizza, assistir tela de sucesso etc. etc. (psiu! não me fale em Escola Dominical), tenho o direito de descansar no domingo.
NOVAMENTE AQUELA VOIZINHA CHATA - E as almas, cadê as almas, quantas voce já ganhou; e para se livrar dessa questão, responde paara si mesmo: essas almas precisam ver televisão, os drogados, os pedófilos, os maridos que batem na mulher, os tele-evangelistas tem conselho pra isso tudo. Vou dormir que amanhã é dia de "branco".
PECADO hum! o que é pecado? sei lá; quem consegue hoje, em são juizo, sem ler a Bíblia, divisar a fronteira entre a justiça e a impiedade, entre o certo e o errado?.
Segunda feira, tudo recomeça, ops! tem novidade no pedaço, viu a mulher do presbítero Frederico?(1), tá fazendo academia e comprou um uniforme da ora, tenis de marca e la vai a irmâzinha,  mulher do presbítero Frederico, toda faceira, com aquela roupinha colorida colada no corpo, eu nem sabia que ela tinha um corpão por onde a santa irmã passa, os marmanjos só faltam engolir com os olhos. Cê viu  a mulher daquele pastor hum!!! encontrei com ela no metrô, nem reconheci, óculos escuros, cabelo chapinhado, penso que são louros agora, uma calça colada no corpo e "vamo imbora", rapaz! os homens são uns safados; que é que tem que ficar olhando pra mulher dos outros. Ele deixou de ser um servo de Deus para ser "zotro".(1)
Acreditem um dia alguém encontrou uma irmã da "minha" igreja e disse arrogantemente; como vai o Egito? (simbolo da escravidão)  ao que ela calmamente retruca: tudo bem e a Babilônia...(que confusão!!).
Olha,  só pra terminar, acho bom voces liberais, parar de ficarem criticando os conservadores, deixa essa questão por conta do Senhor, quando ele vier, tá bom?  Conheço irmãs, sinceras na língua e na vida que não aceitam alterar sua personalidade porque se sentem bem com Deus e sua consciência, não nos forçe a ir com voces ao campo de futebol e de tanguinha na praia só porque costume não é doutrina.
Aquela coisinha que Pedro falou em IPd 2:13-16;  3:1-5 o 6 é por demais escandaloso.
Para concluir este inesgotável assunto, tenho dito para alguns, não me incomodo que voces sejam; corintianos, são paulinos, flamenguistas e etc. eu só gostaria que voces tivessem por Cristo a mesma preocupação, o mesmo amor, a mesma intrepidez  e quando uma alma se entregasse para Jesus, voces fizessem o "OLA" de tanta alegria. Por enquanto chega.
Não se zanguem comigo.

1) Os nomes e os fatos citados, são fictícios e pura imaginação da minha cabeça, isso não existe, exclamo.




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

III - COSTUMES E DOUTRINAS - PAI E PASTOR

A boa relação entre o pastor e o cristão, membro da igreja, ficou muito comprometida nestes últimos tempos e vai ficando pior ainda até a vinda do Senhor; é possível que alguém não concorde porém, é bom esperar pelos motivos que me levam a ver desta forma antes de qualquer julgamento. Em todas as questões, sempre há os discordantes porque a pauta de discussão, não o atinge pelas experiências anteriores vividas como por exemplo;  quem não concordaria comigo:

1) Aquele irmão que desfrutou da assistência do pastor no nascimento do filho, na morte de um ente querido ou que nunca faltou a uma festa de aniversário da família.
2) Aquele irmão que sempre desfrutou da atenção pessoal do seu pastor.

O mundo globalizado afastou as pessoas, os amigos e fazemos uma luta indescritível para conservar alguns próximos. Até a maioria dos cristãos, preferem as grandes igrejas onde ficam, de certa forma, ocultos, irreconhecilíaveis. Termina o culto, retiram-se para suas casas ou pizzarias mais próximas e apenas alguns cumprimentos na porta da igreja, arrastando consigo uma ou outra família dos mais chegados  e com isto, deixamos de praticar o verdadeiro evangelho ensinado por JESUS. Jo 17:21 "Para que todos sejam um, como tu ó Pai o és em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós  para que o mundo creia que tu me enviaste." e essa desagregação começou no altar da igreja pois a maioria dos pastores, tem uma saída rápida, a família também está do lado de fora esperando para chegarem mais cedo em casa ou na "pizzaria".

Porquê este título "PAI PASTOR OU APENAS PASTOR".

Para fazer entender como a relação entre o pastor e a igreja era de um rigor paternal, nos moldes da educação mais antiga. a fiscalização era  em cima quando hoje, muitos pastores preferem não se preocupar demasiadamente com as questões éticas e morais do povo de Deus ou seus acompanhantes, ficam contentes com suas igrejas lotadas, arrecadações altas, pouco ou nada exortam com relação a costumes fazendo de conta que tudo está bem e o cristão achando que realmente está, afinal de contas, vai a igreja e não é incomodado, mesmo comprando DVDs piratas, sendo grosseiro com suas esposas e filhos, ou deixando de cumprir suas obrigações sociais ou ainda vivendo a Lei de Gerson, lembram?, o que leva vantagem em tudo?. Alguns pastores para justificar o escancaramento da porta das suas igrejas em relação ao mundo dizem: "Aqui é proibido proibir" sentido-se os donos da verdade. Quero ver quando aparecer o Sumo Pastor das ovelhas. O que dirão?

Diz-se que quem ama cuida. Lembro-me que certa feita na igreja da Lapa, presidida pelo pastor José Prado Veiga, não me recordo o ano, quando nos visitou o pastor João Alves Correa, de saudosa memória, este é um dos honrados pastores que deu a sua vida pela causa da verdade. Lembrando o seu pastorado na Lapa, importante bairro de São Paulo ele contou aos presentes: "Eu costumava por um óculos escuro, um chapéu na cabeça e ia para estação ferroviária, para ver a movimentação dos irmãos".  Para os crentes modernos, isto parece algo de mau gosto, grosseiro, porém, este é um modelo de pai pastor. Claro que ele contou isto, com um sorriso bonito no rosto, de quem cumpriu o dever de pai pastor, mas que obviamente hoje, não agiria mais desta forma. Qualquer anormalidade percebida na vida dos irmãos, os pai pastores, corriam  para exortar, visitavam, aconselhavam, oravam e os crentes eram mantidos perto de si, como verdadeiros filhos. Lembro-me que quando dirigia a igreja do Senhor no Bairro de Vila Carolina, senti falta de uma jovem na Escola Dominical. Fui até a casa dela e lá sua mãe havia me informado que ela tinha ido com a comunidade a um piquenique em Santos. A tarde, voltei a sua casa para ve-la quando a sua mãe a chamou e disse: O pastor está aqui; ela tremeu, (risos) sentei do lado dela e disse carinhosamente; minha filha não é bom você fazer isto. Nunca mais se esqueceram de mim. É a figura do pai que não é apenas pastor, assim tratava os jovens, ainda tenho muitos amigos daquele tempo. Tenho saudades. Hoje, nem os crentes querem mais a tutela do pastor, sentem-se capazes de nortear sua própria vida e para tristeza, muitos estão perdidos em seu achismo, ficam zangados, quando exortados e buscam uma igreja onde o pastor só está preocupado com a quantidade e inventam liturgias e modismos para tornar o culto atraente e  sabe o que acontece? muitos deixaram a religião católica e mudaram para religião crente por opção de vida, não experimentaram nem sabem explicar a experiência do novo nascimento. Assim foram os pastores do passado, PAI PASTOR.

No próximo bloco, falarei sobre costumes e doutrina. última parte, mas gostaria de continuar escrevendo sobre este assunto.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

MOVIMENTO PENTECOSTAL PELA CPAD AOS SÁBADOS

A CPAD se redime (rs...) quando apresenta belíssimas entrevistas com pastores e familiares daqueles que deram suas vidas pelo Reino de Deus e contribuiram pelo avanço da nossa igreja. Assim também me redimo por não ter feito essa justa referência em "BELÉM DO PARÁ - AÍ NASCEU A ASSEMBLÉIA DE DEUS"

domingo, 10 de outubro de 2010

II COSTUMES E DOUTRINAS - BELÉM DO PARÁ. AQUI NASCEU A AD NO BRASIL

Antes de falar sobre os costumes na Assembléia de Deus, preciso desenvolver um pouco mais a sua história do ponto de vista de um observador que deseja ver o fortalecimento da nossa igreja (utopia?) em todo território nacional com o mais absoluto respeito entre ministérios. Porque Deus escolheu Belém do Pará?. Nem de longe, pretendo ferir os sentimentos dos paraenses para o que segue: 1) Deus é excelente em estratégia; confiar o evangelho aos homens, implicaria na melhor escolha de tempo e lugar. 2) Certa feita, a convite do saudoso Pastor Delfino Brunelli participamos de uma reunião de obreiros no Ipiranga, aniversário do Pastor Alfredo Reikdal também de saudosa memória. Nessa oportunidade, o Pastor Delfino disse aos presentes que Deus tinha escolhido o norte porque os nortistas, tinham rodinhas nos pés. 3) Graciliano Ramos em sua maior obra "Vidas Secas" descreveu o nordestino como um forte. Por conta da crise de 30 e principalmente  da seca responsável pela  fome em muitas regiões, fez do nordestino um retirante,  descendo para o sul do pais como um rio caudaloso. A partir da década de 50, as industrias   e a construção civil  principalmente de São Paulo, mandavam buscar os nordestinos para atender a demanda por mão de obra. Hoje sabemos o que um nordestino, cheio do Espírito Santo foi capaz de realizar em sua  tragetória na busca pela sobrevivência. Graciliano Ramos tinha razão, a dureza da terra transformara o nordestino num valente. O chão duro e seco fez deles,  testemunhas fieis  para falar do amor de Cristo. Lembro-me que jocosamente, aqui no sul,  todos eram chamados de baianos. Saindo dessa sequência de fatos, volto a dizer que sem querer ferir os sentimentos dos meus irmãos paraenses, Deus não escolheu  Belém para ser a "mãe das Assembléias de Deus" e sim, para dar inicio a maior obra pentecostal do mundo. Temos muitos paraenses em nossas igrejas aqui em São Paulo  e são pessoas brilhantes. Como ouço, manifesto o meu  receio que para o gosto de um povo simples e maravilhoso,   venham transformar Belém do Pará, na "Meca"  das Assembléias de Deus a que todos tenham que visita-la pelo menos uma vez na vida e criando sobre ela, uma áura de exclusividade,  considerando o tom,  dado pelas suas lideranças. O crescimento das Assembléias de Deus no Brasil, se deveu a bravura de pastores cujos nomes não estão nas publicações da CPAD, porque na verdade precisariamos de centenas de livros abordando o nascimento da Assembléia de Deus que se deu em diversos momentos e lugares de maneira isolada, sofrida, perseguida, sem dinheiro como vemos hoje, sem tecnologia, sem escolas teologicas e o conforto dos bonitos templos. Falo de São Paulo, porque vivo aqui desde 1954 e alguns anos no Rio de Janeiro na primeira infância. Nos púlpitos das igrejas, principalmente do sudeste,  estavam os Severinos, os Franciscos e os Pedros. Bastava olhar e com facilidade identificar um pastor nordestino; um dos  nordestinos de  Graciliano Ramos. Daí pra frente, esses pastores enfrentaram  um forte choque cultural se comparados com a educação patriarcal e quase espartana, dadas as famílias nordestinas. Como causa,  a tônica das pregações se concentravam  principalmente nas mulheres, com relação as vaidades, namoros e a busca pelos entretenimentos considerados ruins para a conduta cristã. Porém,  não se diga que não haviam maravilhosos ensinamentos da palavra de Deus e principalmente nas escolas bíblicas, com pastores cujos olhares estavam únicamente no crescimento do Reino de Deus, sem qualquer outro interesse ou vantagens. Confesso-me saudoso. Não gosto de ver pastores modernos criticando este ou aquele ministério conservador, quero lembra-los que a cobrança será individual, de cada pastor, não vejo ministérios e pastores tão perfeitos que se permitam  criticar outros. Para fechar este bloco, os pastores de hoje, foram ontem aquelas crianças que os pais em nome da pureza pregada, tiveram suas bolas e bonecas rasgadas, quando tudo era pecado, eles odeiam lembrar desse tempo. Desejo que a paz de Cristo encha os vossos corações de paz.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BRASIL - UMA GOIABEIRA DO LADO DO MURO

Todos fomos crianças mas poucos experimentaram o que significava ver aquela goiabeira carregada de frutos bem do lado do muro. Como não ceder a tentação de furtivamente subir no muro e tirar alguns frutos; bastava olhar e verificar a ausência do dono. Felizmente, nossos pais disseram: nunca mais façam isto e nós obedecemos.  Depois de receber tantos e-mails mostrando o lado podre do poder, bem!, é melhor enumerar o que tem nesse lado podre que nos incomoda tanto. Que Brasil  nossos filhos e netos herdarão?. 1) Fiquei enojado ao ver pela televisão, crianças sendo levadas para os barcos nos rios paraenses, visivelmente mal alimentadas, sendo prostituidas por um prato de barrigadas ou R$ 4,00, perceber um cão imundo deitado sobre uma criança que podia ser nossa filha ou forçando-a a praticar felação, recentemente aqui em São Paulo, no Glicério, a mesma situação  e o governo diz que está tudo bem. 2) Vereadores, deputados, prefeitos, governadores enfiando dinheiro na cueca, nas malas, nos bolsos e aquele grupo de Brasilia que fez a seguinte oração "Deus damos graças porque pusestes fulano no nosso caminho .....  ele foi uma bênção de Deus na nossa vida..." . Bênção com dinheiro público, não percebem que chamaram Deus de aliado da corrupção?; espero que o pastor deles os tenham afastados do convivio da igreja porque a mó de atafona, ta pronta. 3) Homens públicos e até líderes religiosos que levam fortunas (exaustivamente mostrado pela imprensa, só a imprensa que vê?) para depositar nos paraisos fiscais  como se fossem viver eternamente neste planeta e estão por ai, continuam se candidatando e o povo votando neles. 4)  E aquele verme procurador  do Estado??,  lá do extremo norte, que a imprensa denunciou,  levando crianças para sua residência com objetivo de abusar delas, caso semelhante aqui no interior de São Paulo, envolvendo, vereadores, comerciantes todos acima de qualquer suspeita. 5) O que dizer dos pobres, entregues a própria sorte quando vão marcar consulta no SUS, dão prazos de 6 a 8 meses e ainda falam em medicina preventiva. Os hospitais de referência contra o câncer, já há muito evitam receber pacientes pelo SUS mas para o governo,  não falta dinheiro para distribuir camisinha no carnaval, para o prazer daqueles que deixando sua parceira em casa, se divirtam a nossa custa. 6) O grande aumento de roubos e assaltos, cada vez mais violentos, com armas pesadas,  sabe porque acontece?,  porque os que passam fome e não usam ternos de grife, não se conformam de ver o banditismo dentro da máquina governamental e ficam se perguntando porque também não podemos?. 7) Causa-nos espanto quando eles aprontam, são exonerados e daqui a pouco descobre-se que estão em outros gabinetes, com salários cada vez mais alto e quando não são eles, ta lá, a sogra, o filho ou alguém da família com a maior cara de pau e lembrar que meu pai ameaçava-me de surra, caso aceitasse de alguém, qualquer trocado se não houvesse uma boa justificativa como engraxar sapatos, É muita grana. 8) E o turismo sexual envolvendo adolescentes; prato pronto para turistas que pensam que o Brasil é o Amazonas e o resto um prostíbulo, talvez por conta das fotos de praia substituindo a Baia da Guanabara e outros pontos turísticos, sobre os quais, o Brasil é riquissimo ou quem sabe por conta de certas mulheres que em trajes digo tiras cobrindo certas áreas, são mostradas na televisão de forma apelativa com aquelas dancinhas eróticas cujos nomes, são tomados das nossas deliciosas frutas.  Hoje pela manhã o jornal da Globo estava informando sobre a gastança no Senado com horas extras pagas até para quem não tinha trabalhado, milhões rolando e nós perguntando como o governo pode vir a público e dizer que está tudo bem quando não está. Porisso que os jovens ficam numa tremenda dúvida sobre em quem votar, quem é honesto e os homens públicos verdadeiramente honestos, devem morrer de vergonha de serem lançados na vala comum da corrupção como se iguais fossem.
Não sou a favor de movimentos, de campanhas ou de derramamento de sangue para justificar as nossas propostas. A esquerda fez movimentos reinvindicatórios, guerrilhas (e ainda cobram do Brasil, ),  lutaram no silêncio para tomar o poder, conseguiram  e na posse do poder, fazem pior que a direita e o povo fica olhando um lado e outro sem entender nada. Tudo isso está acontecendo porque principalmente o povo de Deus, os evangélicos, ficam entocados dentro de casa, até que a sua casa seja invadida, não usam as armas legítimas da democracia, o voto, para mandar pra roça os devoradores das nossas riquezas, espero que evangélicos do norte, nordeste ou de qualquer outra parte, não estejam comendo dessa tal bolsa família e ficam desencorajados na hora de votar, preferem se acomodar e continuar fazendo a boquinha. O nordeste não precisa de esmolas, precisa de investimentos e fiscalização rígida para que esses investimentos não venham servir para compra de mansões em Miami ou coberturas na zona sul do Rio de Janeiro.
Gostaria que esses homens públicos desonestos, soubessem que Deus está de olho e quem sabe dizendo, logo mais, te espero, meu tribunal está pronto. Lá eu quero ver um desses dizer para o Senhor: Ei!, eu tenho uma grana no paraiso fiscal. Não vai resolver nada, e também não adianta os religiosos irem na casa deles, dar a extrema unção, isto não vai resolver. Conheci um homem público que achou a solução, ZAQUEU o publicano que disse para Jesus, devolverei quadruplicadamente a quem defraudei e Jesus, quem sabe após um suspiro de vitória disse: Hoje entrou salvação a esta casa .
Deus abençoe o seu povo e tenha misericordia dos que não querem enxergar.
A diferença entre nós quando crianças no pé da goiabeira  e eles,  é que nunca se fartam, estão sempre em cima do muro e o dono nunca aparece para expulsa-los, até parece que gosta ou laconicamente diz "não sei de nada, não estou vendo nada".