Tradução deste blog

domingo, 20 de março de 2011

DOUTRINA DE HOMENS E SEUS PRECEITOS

Não há nada mais sério em qualquer igreja que a sua doutrina. A doutrina de uma igreja representa a sua confissão de fé a luz da Bíblia Sagrada bem como a orientação de vidã cristã transmitida a sua membresia. Algumas igrejas dispensam essa orientação pois seus líderes entendem que da porta para fora, cada membro pode fazer da sua vida o que bem entender e que esta, a igreja, não deve interferir no comportamento de seus filiados e outras, por sua vez, controlam até a respiração dos seus seguidores. Encontramos citadas na Bíblia, vários tipos de doutrina; doutrina de homens, de anjos e de demonios. Doutrina é como empanado, você só pode saber o que está por dentro, após a primeira mordia, precisa prova-la.
O Apóstolo Paulo escreve aos Colossenses (2:20-23) advertências contra o ascetismo(1) quando escreve com especialidade para aqueles que experimentaram a morte em Cristo, morte para o mundo. A doutrina ascética, prefiro falar, doutrina de homens, tais como; nâo toques, não proves e no tocante as igrejas brasileiras, se fosse o caso, poderíamos catalogar uma série de coisas proibitivas que não têm amparo bíblico como também nada acrescentam a fé. Confesso que nunca me dei ao trabalho de estudar a vida desses líderes, porém, não me inspiram confiança, temos um aqui em São Paulo, um presidente de uma mega igreja que critica todas as outras, seus filiados são na maioria pessoas extremamente simples e relativamente pobres, são controlados pelos "diáconos" como também pela ficha de membros que possuem, cuja função é fiscalizar os dizimistas. Proibe o uso da televisão e critica todas as formas de prazer todavia, mora em uma excelente mansão em área nobre de São Paulo, fico sem entender como um lider pode pregar austeridade e viver uma vida farta de prazer. Hipocrisia e farisaismo é a resposta. Qualquer estudioso da Bíblia, sabe perfeitamente que algumas questões doutrinárias, principalmente as que tratam da ética e da moral, tem sempre a mão do homem, por ser questão que varia diante da cultura de cada povo, bem como do tempo e do espaço, todavia, estas orientações não devem submeter os liderados, principalmente as mulheres, a humilhações públicas, causando-lhes dificuldades até para competir no mercado de trabalho.


1) Doutrina que exclue qualquer tipo de prazer, vida austera.

3 comentários:

  1. Osvaldo Marques Martins16 de maio de 2011 às 09:46

    Não podemos esquecer que O Nosso Senhor Jesus foi perseguido até a morte por causa dos costumes e tradições da igreja da epoca(farisaismo)
    Osvaldo Marques Martins
    IURD - Jd.Veloso- Osasco - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osvaldo Marques Martins. Grato por sua participação. Jesus foi perseguido até a morte pelos nossos pecados. Os religiosos da época como os atuais, servem sempre de "agentes ativos" de todos os males.

      Excluir

Seguidores