Tradução deste blog

domingo, 17 de abril de 2011

VERDADE E MENTIRA DE MÃOS DADAS.

Um texto bíblico que sempre me impressionou em todo e qualquer sentido, está na segunda carta do Apóstolo João verso 4 "Muito me alegro por achar que ALGUNS de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai. (grifo meu).
Certamente fica difícil entender que "Senhora" (Cyria)  se refira a alguém proeminente. Fico muito mais com a ideia que Senhora Eleita é uma referência a igreja e seus membros em particular. O que impressiona é que João sabia que nem todos andavam na verdade.
Lembro-me quando jovem, pessoas que visitavam os Estados Unidos, voltavam com uma grande impressão pela postura do povo americano no tocante a sustentação da verdade e a crença nos valores humanos. Sei que isso por lá, virou fantasia como aqui também. Não foi sem razão que, por conta do escandalo financeiro em 2010,  centenas de americanos perderam suas casas e foram morar em barracas. Alguém tinha mentido para a sociedade e o preço foi alto.
Quando me lembro dessa época, fico a pensar; que bom seria se não precisássemos mentir mesmo que fosse de brincadeira ou para evitar uma briga entre pessoas que amamos. Hoje parece ser politicamente correto mentir e alguns o fazem até em nome do Senhor, o que é bem pior. O Senhor mandou, O Senhor me revelou, O Senhor me orientou e vai-se em frente.
Jesus disse para os judeus agarrados a sua soberba, que eles eram do diabo, (Jo 8:44) "Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira"
No Salmo 5:6 encontramos: "Destruirás aquele que profere mentira” e no Salmo 11:3 “Na verdade, que já os fundamentos se transtornam; o que pode fazer o justo?”
Os fundamentos estão apodrecidos. Claro que quando o Apóstolo Paulo fala dos fundamentos da igreja, refere-se a igreja do ponto de vista espiritual e doutrinária; naturalmente, deveria ser também,  o fundamento social da igreja porém, a cada dia que passa temos que conviver com uma indigesta realidade:
É duro quando um irmão descobre que o outro lhe mentiu.
É duro quando um liderado descobre que o seu líder mentiu.
É duro quando o pastor mente para sua ovelha.
É duro quando o marido mente para esposa.
É duro quando o(a) filho(a) mente para os pais.
O caminho inverso das durezas acima, também são, naturalmente, indigestas.
Até quando!!!?. Poder-se-ia mudar mudar esse "status quo"? Podemos  nos esforçar para mudar tudo que compromete a nossa relação com Deus e com o próximo.
Felizmente JESUS vem breve.

2 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR, PASTOR GENIVALDO.

    CREIO QUE O PASTOR USOU ESTE TÍTULO DE ARTIGO PARA CHAMAR ATENÇÃO, PORQUE NO MEU PONTO DE VISTA, TRATA-SE DE UMA INCOERÊNCIA.

    - NUNCA A LUZ VAI SE MISTURAR COM AS TREVAS !
    - NUNCA A MENTIRA TERÁ COMUNHÃO COM A VERDADE !

    QUEM ANDA NA VERDADE CONSEGUE OLHAR NOS OLHOS DE SEU IRMÃO E CUMPRIMENTÁ-LO.
    HÁ ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM CORPORAL QUE DENUNCIAM O MENTIROSO, E ATÉ EM CASO DE INVESTIGAÇÃO SE CONSEGUE DESCUBRIR UMA FALSIDADE.

    VEJA ALGUNS EXEMPLOS, COMO RECONHECER A LINGUAGEM CORPORAL DA MENTIRA :

    Corpo :

    Normalmente o "mentiroso" tende a se retrair ao contar uma mentira, encolhendo braços, pernas e ocupando "pouco espaço".

    Olhos :

    Normalmente o "mentiroso" evita contato visual com o interlocutor. Entretanto algumas vezes as pessoas podem fazer isso para lembrar-se de um fato.

    Rosto :

    - Muitas vezes as pessoas usam as mãos para esconder o rosto, cobrindo a boca ou coçando o nariz ao falar.
    - Os movimentos faciais do mentiroso limitam-se a região da boca e não envolvem todo o rosto.

    Linguagem Verbal :

    - Aqueles que mentem tendem a colocar pouca enfase no que estão dizendo, diminuindo a expressividade e a oratória.
    - Muitas vezes o mentiroso coloca detalhes na história afim de torná-la convincente, e especialmente porque os silêncios são incomodos para quem está mentindo
    - As mentiras soaram mais naturais se não forem ditas, mas ficarem implicitas na conversa. Se a pessoa não faz uma afirmação, mas a induz, há uma chance que essa conclusão seja falsa.
    - O mentiroso tende a usar suas palavras ao responder suas perguntas, por exemplo ao ser perguntado se "Você quebrou o Jarro da sala?" A resposta seria: "Não, não quebrei o jarro da sala".

    Emoção :

    - As demostrações de emoção são mais prolongadas ou curtas que o normal, normalmente há mudanças bruscas de humor.
    - Tempos errados entre gestos e falas, por exemplo quando alguém sorri após uma dizer que adorou o presente, mas a um lapso entre o sorriso e a sentença.

    Fonte : http://www.linguagemcorporal.com.br/mentira.html

    QUE O PAI CELESTIAL NOS AJUDE A SERMOS SINCEROS DIANTE DE DEUS E DE TODOS OS HOMENS !!!

    http://sandrocristao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão Sandro.
    Realmente o título é uma baita incoerência, mas, gostariamos de não conviver com essa incoerência.

    ResponderExcluir

Seguidores