Tradução deste blog

sábado, 5 de novembro de 2011

EBD LÇ.7 4ºT.2011 CPAD - ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO

PONTOS A ESTUDAR:
1 – OS RESULTADOS DE UM GENUINO AVIVAMENTO.
2 – A LEI DO SENHOR E REMINISCÊNCIA.
3 – A GRANDE MISERICÓRDIA DE DEUS.

“Porém, tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; porque tu, fielmente te houveste e nós, impiamente nos houvemos”.
Muito se diz que pecado é pecado e não tem tamanho; por muito tempo, também pensei assim; hoje entendo que há pecado que priva o homem de se aprofundar nos mistérios de Deus e apropriar-se de suas revelações sem, contudo, priva-lo da salvação.
Perceba-se na lição que o povo resolveu o pecado da nação, levantando-se como um só homem e confessando seu pecado que era um pecado público.
A Ceia do Senhor é o mais belo momento de reunião íntima entre os crentes e estes com o Senhor. Usa-la para com filas intermináveis, permitir que alguns publiquem suas mazelas a pretexto de alcançar perdão é no mínimo, indecoroso.
1 – OS RESULTADOS DE UM GENUINO AVIVAMENTO.
Você professor, tem na introdução desta lição, um chamativo a entender em que resulta um verdadeiro avivamento.
Chama-nos a atenção, o texto de 2Cr 7:14 – “Converter-se dos seus maus caminhos”.
1.1        Arrependimento e confissão dos pecados.
“Leram no livro da Lei do Senhor”. O culto consistia em:  a) Leitura do Livro Sagrado, b) Adoração e c) Louvor. Para o  Apóstolo Paulo, um culto completo deve apresentar o seguinte conteúdo: Tem SALMOS (Cânticos de louvor e adoração), tem DOUTRINA (consiste no ensinamento sistemático da Palavra de Deus), tem REVELAÇÃO (Dar conhecimento dos mistérios de Deus consubstanciados na sua Palavra, considere em ICo.12:8, Palavra da Sabedoria como um dos dons espirituais, úteis a edificação da Igreja do Senhor) e tem LÍNGUAS (um dos dons listados em ICo.12:10, observar o que está declarado em ICo.14:1-6).
FALHA NOSSA: 1) Nos cânticos, boa parte da igreja, ficam calados, em alguns lugares. 2) Tive a oportunidade de examinar a maioria absoluta dos hinos da Harpa Cristã e confesso; impressiona como todos, exaltam a: Grandeza de Deus, Jesus; seu nascimento, vida, morte, ressureição, arrebatamento da igreja e aspiração aos céus. Hoje, há hinos que na verdade optou-se por chamar de música gospel em que muitos, sequer cita o nome de Jesus e outros,  tem até um gosto romântico, dá para cantar aos apaixonados. (Recomendo aos professores, que passem por este assunto, de forma rápida e não dê tempo aos que se mostram contenciosos, para não prejudicar o ensino da Palavra).
1.1        Sinais do verdadeiro arrependimento.
Alguns atos praticados pelos israelitas serviam para demonstrar arrependimento e contrição, Et.4:3 e demais citados na lição. Veja o que Deus queria do seu povo de forma extensiva a Igreja do Senhor, Isaias 1:16-19:
“16. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
18. Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.”

1.2        Apartaram-se dos povos idólatras.
Quem em sã consciência faria hoje o que Esdras fez no seu tempo. Resguardadas as devidas proporções, esta deveria ser a atitude do povo de Deus hoje tendo como primeiro mandamento: Não ofereçais cervejas e demais bebidas alcoólicas aos convidados em vossas festas de casamento.

2       – A LEI DO SENHOR E AS REMINISCÊNCIAS.
2.1        Valorizando a Lei do Senhor.
Você já viu um crente indo para a Igreja sem portar uma bíblia? Não se deprima. Eis aí um que não dá a mínima para a Palavra de Deus. E quando a Igreja tem aquela bendita cantina? Algumas funcionando exatamente na hora do culto? Não perca tempo com este assunto, passe direto e se alguém chamar faça de conta que nem percebeu.
2.2        A confissão dos pecados.
Uma quarta parte do dia para leitura e exposição da Palavra de Deus e a outra quarta parte, ocupadas com a confissão dos pecados. Levaram a coisa a sério. Tudo no seu tempo.
2.3        Relembrando a história do seu povo.
Relembrar a história do povo vale lembrar os tempos de refrigério com a presença do Senhor e da realização de grandes milagres. Estamos atualmente relembrando os 100 anos da nossa igreja. Lembram como foi que ela saiu do extremo norte e veio para o sul sem o auxilio da televisão e rádios? Como um verdadeiro rio caudaloso. Não se zanguem comigo. Estamos cada vez mais longe desse perfil, graças as megas-igrejas e os megas-pregadores.

3 – A GRANDE MISERICÓRDIA DE DEUS.
 3.1 “Deus clemente e misericordioso”.
Considerando que o autor aponta para Israel como centro das atenções do Senhor até os dias de hoje, para que as bênçãos prometidas a Abrão tenham seu completo cumprimento no estabelecimento do Reino Milenial a partir de Israel, basta reforçar esse pensamento, considerando que muitos crentes ignoram o papel político de Israel em relação ao resto do mundo.
3.2  A súplica de Israel.
Suplicar e clamar pela misericórdia, não tem qualquer valor quando não acompanhados de uma mudança de hábitos.
3.3 Um firme concerto.
Quem selou o concerto com o povo, foram os homens que serviam no altar. Se não houver um retorno dos pastores ao serviço do altar, o povo fica totalmente alheio a qualquer concerto com Deus. Pastores metidos com e na política, (ninguém pode servir a dois senhores) em negócios imobiliários e comerciais e aí você me pergunta e o que faço? Faça como eu, faça a obra e deixe o acerto de contas para o Senhor, a Igreja é dele e não nossa.
 http://prgenivaldo.blogspot.com/ebd-licao7-cpad4trim2011/arrependimento-a-base-para-o-concerto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores