Tradução deste blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A DOUTRINA DOS RECABITAS e os crentes melosos

Jr. 35:2 "Vai a casa dos Recabitas(*)  e fala com eles e leva-os à Casa do SENHOR, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber".
Jr. 35:6 "Mas eles disseram: Não beberemos vinho porque  Jonadabe filho de Recabe, nosso pai, nos mandou dizendo:  Nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos...".
O próprio Deus instruiu a Jeremias que fizesse isto para depois dar uma lição ao seu povo, dizendo que os recabitas obedeciam sem questionar as palavras do seu pai e eu, continua dizendo o SENHOR, mandei profetas e madruguei falando-lhes e não fui ouvido.
O que está acontecendo hoje no mundo evangélico, é uma piada de mau gosto. A Bíblia impõe limites em todas as áreas da nossa vida. Recentemente um amigo meu, foi almoçar com um "pastor" que está em plena atividade, desses, que tem as benesses do ministério, comem, bebem, passeiam, tudo com o santo dinheiro dos dízimos dos irmãos fiéis. No almoço, o "santo" descaradamente, pediu uma cerveja e disse ao meu amigo: Nosso povo está errado, há muita hipocrisia, isto não faz mal. Confesso que comprei muitas garrafas de vinho em atendimento ao apelo científico que faz bem para o coração e da mesma forma joguei muitas garrafas de vinho na pia da minha casa, a minha consciência não me permitiu beber, nem mesmo aquele "calicezinho" na hora da refeição. Fanatismo? Tem gente forçando a barra para jogar nossa identidade no lixo, para transtornar a graça de Deus, para nos fazer iguais aos outros que não conhecem a Deus nem a sua palavra e LAMENTAVELMENTE, com a aquiescência de muitos "pastores modernos" sabichões, psicólogos, filósofos, com muitos diplomas na parede e sem o Espírito de Deus no coração, pois o Apóstolo Paulo, escreve ao seu amigo Timóteo dizendo: "Tu porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência..." 2Tm 3:10.   A doutrina de Paulo, incluía o modo de viver bem como as suas intenções. Não ignoramos que neste imenso país, tem "pastores" ensinando e exigindo coisas que a Bíblia não exige porém, refiro-me a um viver equilibrado, honesto, parto sempre do principio que tudo quanto for excesso e que não acrescenta nada na minha vida espiritual, devo deixar de lado. O Apóstolo ainda declara a igreja de Coríntio que todas as coisas para ele eram lícitas, porém, não se deixaria levar por nenhuma delas, (ICo 6:12). Tem pastor que se sente o supra sumo da sabedoria, quando pregam, dá-nos a impressão que a residência é naquele bairro próximo porém o domicilio é no céu ao lado de DEUS e que postam-se na frente do povo para dizer-lhes tudo quanto receberam do Senhor e na verdade, estão empurrando muitos crentes para o período pós arrebatamento da igreja. Deixam as coisas extremamente soltas, sem qualquer refreamento. Precisamos aprender a lição dos Recabitas, foi uma lição dada pelo próprio DEUS.


(*) Os Recabitas descendiam dos queneus. Moisés era casado com uma quenita, filha de Jetro. Este povo sempre andou na sombra dos Hebreus e ao toma-los como exemplo, temos a demonstração clara da simpatia de Deus por eles. Referências sobre: Juizes 1:16, 4:17, ISm 15:6, 30:29 e Jr. 35.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

DESARMAMENTO CIVIL - Apenas isto?

Acabo de ler no portal "CONSUMIDOR RS" que cita as diversas fontes de notícias, acerca do pronunciamento do  Ministro José Edurdo Cardozo de retomar a campanha de desarmamento civil.
Quando li essa notícia, lembrei-me que o Brasil está desarmando os civis sob todos os aspectos.
SALÁRIO MÍNIMO.
É o menor? valor que um empregador pode pagar aos seus empregados. Com esse salário mínimo que mereceu tantos acordos políticos, verdadeira jogada de mestre para passar pela Câmara e pelo Senado, agora sancionado em R$ 545,00 pelo Executivo, compõe a cesta básica da família brasileira, compreendendo, roupa, alimentação, educação, saúde, transporte, aluguer,  consumo de água e energia elétrica entre outras necessidades básicas. Para ter acesso a um pouco mais de conforto, o cidadão precisa ganhar mais, o que significa abandonar os filhos a própria sorte, que atualmente dá cadeia,  sendo este salário mínimo, um verdadeiro atestado de miséria.
SALÁRIO DE POLÍTICOS.
Vi e ouvi estarrecido, apenas como exemplo, quando a Câmara de Vereadores de uma cidade deste estado de São Paulo, em menos de três minutos, aprovou o aumento de quase 100%  a remuneração dos edis, que se deu exatamente assim:  Com as palavras do Presidente da Câmara (Sorocaba?), "Propomos o aumento de x%,  os contrários se levantem"; ninguém se levantou e assim, devem ter ido comemorar o grande feito.
Somos desarmados do direito a uma vida digna.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA E HOMOFOBIA.
A nossa Carta Magna, é extasiante, como coloca as coisas no seu devido lugar, cada um no seu quadrado, sem contudo tolher dos cidadãos, o direito de ir e vir, o direito a liberdade de expressão e de pensamento, porém, o governo tem dado ouvidos a grupos interessados e trabalha para desarmar a fala e o pensamento do cidadão brasileiro, apenas um pequeno grupo fala o que quer, mostra o que quer e ninguém pode critica-los. Falamos isto com tranquilidade, tirando a espinha do peixe, no tocante a violência contra a pessoa qualquer que seja ela.
DESARMAMENTO MORAL.
As famílias têm que engolir coisas como o BBB11, uma verdadeira "pornochanchada" e circo de horrores, com palavrões mesmo com aquele chilreado crítico, gestos e posturas a beira da obscenidade e nós, cidadãos desarmados, nada podemos falar e quem nos representa também não porque uma minoria social vai se levantar e dizer que isto fere a democracia e assim vamos acompanhando e vendo a nossa sociedade se degradar a cada dia.
Somos desarmados sob todos os aspectos, não podemos passear com nossas famílias e brincarmos nas praças com tranquilidade, porque os que praticam crimes, acreditam na impunidade e falamos da violência urbana de modo pleno.
Todos os dias, ouvimos notícias de crimes contra o erário e nunca se fala em "merréis", são verdadeiras fortunas levadas da previdência e outras instâncias que se fossem frenadas, o estado não falaria em dificuldades econômicas nem mesmo para reajustar o salário mínimo, quanto mais, investir na saúde e educação.
Assim, desarmados como estamos, não podemos sequer opinar sobre o que significa bem comum e saibam que odiamos todo tipo de extremismos, isto porque, de verdade, a Bíblia nos ensina o verdadeiro exercício da cidadania, simplesmente porque estamos ensaiando para morar numa cidade perfeita cujo artífice e construtor é Deus para a qual, você está devidamente convidado.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A ARTE DE FAZER AMIGOS

Sem querer causar prejuízos aos escritores de temas semelhantes, faço uma sutil abordagem sobre o assunto. O Espírito de Deus é o maior protagonista para que constituamos amigos, sua força, nos faz lembrar os conselhos da Palavra de Deus e quero começar por alguns importantes textos:

1) Ex 33:11 "E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo..."
2) 2Cr 20:7 "Porventura ó DEUS nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo e não a deste à semente de Abraão teu amigo para sempre? (grifo nosso).
3) Tg 2:23 "... e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em DEUS e foi-lhe isso imputado como justiça e foi chamado o amigo de DEUS" (grifo nosso).
4) Jo 11:11 "Lázaro, o nosso amigo, dorme".

Eis a razão porque é tão bom fazer amigos, encontrar amigos e poder confiar em amigos.
Em qualquer ambiente, os amigos formam uma sinergia e os seus projetos, são sempre positivos. Quem sabe e gosta de fazer amigos, ama o bem estar coletivo, corre sempre no sentido de ajudar o que está próximo e não se furta quando uma oportunidade para grandes realizações se lhes apresenta.
As pessoas que gostam de fazer amigos, estão sempre, como dizem; de bem com a vida, mais ainda, com Deus que nos dá o maior exemplo de constituir amigos. Por que será que Deus precisa de amigos? Deus precisa e não abre mão da lealdade. quando pretendeu destruir Sodoma pelo seu pecado, não abriu mão de dar conhecimento ao seu amigo Abraão sobre seu plano, e precisaria?
Ao longo da minha vida tenho procurado fazer amizades que é diferente de fazer amigo. Gosto de esbanjar sorriso, gosto de conversar sobre coisas importantes da vida e até de futilidades, faz bem para minha pressão arterial e me coloca longe do alcance da depressão, um dos males deste século.
Morei em uma residência, em que tive alguma dificuldade para sua locação pois o homem responsável, não gostava de crentes (homofobia? rs....). Como tinha gostado do sobrado, fui ao proprietário e forcei a locação diante do administrador. A medida que o tempo foi passando, nos tornamos bons amigos e agora o meu sofrimento era: Pagar o aluguer. Não tinha jeito, era quase uma hora de papo e aquele café que somente ele sabia fazer, cremoso, e ainda se gabava dessa habilidade.
Fazer amigo, exige alguns cuidados como: Nunca pense em trair a consciência do amigo, nunca peça folha de cheque em branco, nunca use o seu cartão de crédito, nunca peça para que ele seja seu fiador em qualquer negócio porque, fazer amigo é uma arte e destruir uma amizade é como quebrar um copo de cristal. 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A ARTE DE FAZER INIMIGOS.

INIMIGO NÃO SE FAZ, VEM PRONTO. COM RARA EXCESSÃO, PROVOCAMOS QUEM ESTÁ CONTIDO E QUIETO.
Penso que milhares de pessoas devem ter lido alguma das inúmeras obras sobre a arte de fazer amigos. O que é mais fácil, fazer amigos ou inimigos?
Por acaso, ouvia um dos jornais enquanto almoçava e era o momento da despedida do jogador Ronaldo Fenômeno. A imprensa se acotovelava. Em suas emocionadas palavras ele disse: "Ao longo da minha carreira, fiz muitos amigos. Não me lembro de ter feito inimigos!".
Fazer amigos, exige certa habilidade, romper com barreiras impeditivas, principalmente o preconceito. Há dois motivos pelos quais as pessoas fogem de um bom relacionamento nas primeiras oportunidades; O primeiro, por puro preconceito e o segundo, pela velha mania de olhar todo mundo como ser superior.
Não quero me deter muito sobre amizades e inimizades no mundo social ou profissional, todavia, mesmo agindo cautelosamente para não despertar o dorminhoco inimigo, ele aparece de maneira rápida e sempre barulhento; basta um elogio do patrão pelo reconhecimento das suas habilidades e está feita a trincheira das guerras futuras.
Na igreja, aqui sim, é onde qualquer desvio da boa relação pesa muito pois atribuímos um peso muitas vezes maior para aqueles com quem nos relacionamos  de modo mais intimo, por vezes, acima do relacionamento familiar. Não temos paciência com qualquer desvio de conduta pois alinhamos todos, as exigências da Bíblia Sagrada, sua doutrina, seus preciosos ensinamentos que abrangem todas as áreas da vida humana.
O "inimigo" se bem que os santos, não consideram os irmãos assim, agem impulsivamente, defendendo um território que pensam, serem seus. A falha de visão espiritual os leva a pensar que a igreja é um fim em si mesmo quando o fim é Cristo e dentro do convívio, invocamos o texto de Paulo escrito aos Filipenses (2:3) "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas, por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (grifo nosso).  A graça de Deus em nossas vidas por vezes desperta ciumes e consequentemente, inimizades.
Há pastores, que são culpados em alimentar intrigas dentro da igreja. Por vezes ignoram quantos dentro da igreja, sofrem e se angustiam, quando vêem o pastor, esbanjando elogios a cantora "predileta" da congregação ou aquele irmão pregador com aparência de um deus grego, por ter  diplomas,  dinheiro, possantes carros e tem como sonho de consumo, bajular o pastor descaradamente. Com tudo isso, o campo está fertilizado; mesmo sem esses ingredientes,  aqueles que verdadeiramente são fiéis, sábios, habilidosos no trato das coisas de Deus, estão sempre caminhando pelas beiradas para não despertar o inimigo que está hibernando no coração e na alma de alguém. Há pessoas que são maravilhosas e nem precisariam se desviar do curso bom e natural da vida cristã, porém, um certo complexo de inferioridade se transforma numa arma poderosa,  para gerar  inimigos. O complexo de inferioridade  faz com que o portador, se levante contra qualquer um que pareça atrapalhar sua fome de evidênciar-se diante da igreja.
Não há nada pior, sabermos que alguém está dormindo mal e que eu ou você sejamos involuntariamente a causa dessa insônia.

Alguns textos para meditação:
Sl 120:6-7 A minha alma bastante tempo, habitou com os que destestam a paz. Pacífico sou,mas, em eu falando, já eles estão em guerra.

Gl. 4:16 Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?
              Caro irmão Paulo, por acaso ninguém te falou que a verdade faz inimigos?.
Rm 12:20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

O meu conselho é: Respeite sempre,  porém, não esconda o brilho da sua estrela nem permita que outros o façam. Se Deus quer você em evidência, encare tudo com coragem e quando alguém te agredir, faça de conta que foi com o vizinho do lado.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A VERDADEIRA FACE DA HOMOFOBIA

Espero que os nossos Deputados e Senadores, tenham assistido e lido os jornais desta terça feira. Deram destaque ao ataque desferido contra  um morador de rua em uma maravilhosa cidade do interior paulista, Lindóia. Tentaram laçar o cidadão como se fosse um animal.  Amarrado com cordas a um poste, passaram da humilhação a agressão. O caso não teve piores consequências porque as autoridades de trânsito viram a cena pelo monitor de rua e sairam em socorro da vítima, felizmente, prenderam os suspeitos.
Como e certamente pela humilhação sofrida a vítima foi embora sem prestar queixas, certamente não deu para apurar se era; negro, gay ou tinha aparência de nordestino. Penso que nenhuma das anteriores.
Para praticar violência, basta vontade, bestialidade e qualquer pretexto serve.
Não sou gramático nem espero alguém tripudiando comigo a respeito, certamente vou encaminha-lo ao ilustre Prof. Izaldil Tavares, todavia, buscando nos dicionários o sentido das duas palavras, homo + fobia, percebi que "homofobia" etimologicamente, nada tem a ver com intolerância a homossexuais ou quem tenha comportamento equivalente. Apropriaram-se do termo  para indicar que homofobia é intolerância e violência contra gays. Homofobia é a  intolerância contra o ser humano, seja homem, mulher ou criança, negro ou nordestino, pobre ou índio, empregada doméstica ou sei lá o que. Qualquer motivo é motivo para quem não conheçe o amor de Cristo, nunca frequentou uma igreja, seja católica ou evangélica.
Incitar violência pelo totalitarismo, praticou  Adolf Hitler, o Fuhrer, levando o povo alemão a voltar-se contra os judeus, prendendo-os  e matando-os nos campos de concentração, roubando-lhes as riquezas e pregando a superioridade da raça ariana. Isto é homofobia.
O que de fato acontece não apenas no Brasil, é a busca incansável pelo reconhecimento das liberdades absolutas, sem críticas ou estorvo, praticadas pelos que sairam do guarda roupa para dizer ao mundo que são gays, assunto tão debatido na mídia, uma verdadeira guerra travada entre o bem e o mal.
Se bem avaliada a questão, tudo o que pretendiam, já conseguiram via judiciário. Certamente não pretendo estar aqui para conferir se o anti-cristo é gay, vai ser o maior governo totalitário que já se teve notícia. Nada tenho contra gays do ponto de vista antropológico, já convivi profissionalmente com muitos, sempre respeitei e fui respeitado. Mais uma vez finalizo comentários dessa natureza para dizer que os gays ou quem quer que seja tem o direito de ser o que quiserem ser, apenas não tem o direito de sugestionarem aproveitando-se das benesses da mídia. Tive o desprazer de assistir um pedaço daquele programa iniciado na Globo, "amor e sexo"??? em que a apresentadora se derreteu em elogios aos gays, visivelmente apologética e visivelmente condicionada pelo script???

ps. Hoje (04/02/2011) a imprensa divulgou um video em que policiais forçaram duas pessoas detidas, a se beijarem e com o uso de língua. Não eram gays. Dava para perceber o mal estar de ambos. Causou-me ainda espanto a declaração do comandante geral da polícia daquele estado (Pernambuco??) que fariam investigação e se confirmado, seriam afastados; para onde? serviço administrativo?
Isto para mim, não é homofobia. Violência contra a pessoa,  capitulado no código penal, só  acontece porque os autores apostam na impunidade, principalmente quando se trata de menor de idade. Deitam e rolam e se os pais forem "otoridades" e com muita grana, vira piada.