Tradução deste blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

SEREI COMO DEUS AO JULGAR


Quem lê a Bíblia, sabe perfeitamente bem o que faz separação entre o homem e Deus, sabe pela Palavra do Senhor, quais atos tornam o homem aceito ou condenável diante de Deus.
A rigor, nem preciso pensar em “pecado original” que tem como pano de fundo, a desobediência do homem no jardim do Éden,  registradas em Gn. 3 e que se convencionou chama-lo de  “pecado original” ou seja o que deu origem ao pecado para consumar os demais quanto a espécie de cada um deles: Adultério, homicídio, furto entre outros, além dos pecados morais, a gula, a preguiça, a inveja e etc.
Ao transgredir a ordem de Deus, a humanidade ficou sujeita ao pecado, pela vaidade, Rm 8:20, o mesmo pecado com que pecou Lúcifer  querendo ser maior que o Criador. Deus assim os sujeitou para que no tempo certo ou na plenitude dos tempos,  pelo seu filho, pudesse remir a criatura que estava presa à lei do pecado e da morte. Todos pecaram e assim, foram destituídos da glória de Deus. Rm. 3:23 e  Rm.7:8.
Podemos dividir a humanidade em 3 grandes grupos:
1)      Os que com um coração quebrantado, entregam suas vidas a JESUS, reconhecendo pelo seu amor, o poder de perdoar os nossos pecados, purificando-nos pelo seu sangue e pela lavagem da água, isto é, pela Palavra que nesse sentido,  operam um duplo milagre.
O Sangue purifica o homem do seu pecado, permitindo a sua aproximação com Deus e a lavagem é o efeito da Palavra, limpando-nos de todos os costumes e misérias humanas, enfim, de todos os vícios que vilipendiam o homem, promovendo-o a dignidade de cidadão dos céus.
 
2)      Os que ainda não tiveram um encontro com o Senhor, depende do empenho de cada um nós, de leva-los a Cristo pelo conhecimento do evangelho. Cornélio e Paulo, foram exceção cuja conversão se deu por ação direta do Senhor, o primeiro no caminho de Damasco e o segundo, o anjo do Senhor mandou chamar a Pedro.
 
3)      Os que rejeitam, o amor da verdade para se salvarem2Ts. 2:10-12. Este terceiro grupo, recusa o conhecimento de Deus por interferir na moral humana, condenando seus atos.

Não há prediletos ou predestinados, (Conceito bíblico para predestinação, tem outra conotação).  Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que, TODO aquele que  nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna, (Jo 3:16, grifo meu) sem a mediação de qualquer personalidade bíblica.
Enfim, a Bíblia tem regras rígidas que não podemos mudar ao nosso bel prazer.
A Bíblia apresenta exceções? Sim de fato a Bíblia apresenta exceções, mas, estas, são exclusivas do Senhor e não podemos lançar mão delas para justificar erros, para condenar ou absolver alguém pelo seu pecado.

Ao se encontrar com a mulher samaritana, por exemplo, JESUS, não ficou tripudiando na condição de mulher de muitos maridos, exceção, levou a mulher a reconhecer a sua bondade e salvação,  tornando-a uma grande testemunha da verdade do evangelho, assim com Zaqueu o publicano e outros.

Vivemos em um mundo tão conturbado e muitas vezes somos o agente dessa conturbação e queremos exercer juízo de valor sobre a criatura humana.

O nosso papel é evangelizar, amar e contribuir moralmente pela conservação da nossa alma e de quem nos assiste.

Não cabe a nós, julgar e condenar, mesmo que o nosso raciocínio teológico seja o mais correto. Céu e inferno, existem, mas, quem tem a chave é o Senhor.

Alguns dizem, mas, temos que julgar, sim, nem se trata de julgar, mas, de denunciar todo tipo de impiedade e de comprometimento a salvação, sem aquele espírito de querer queimar todo mundo. Nem Miguel o grande príncipe do Senhor, lançou sentenças contra Satanás, mas, disse: O Senhor de repreenda Jd V.9
Caso contrário, não seremos filhos e sim deuses.

O julgamento está contido na palavra de Deus e devemos advertir a todos para que busquem refugio no Senhor. Jo. 5:22 e 24.

Rm.8 Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores