Tradução deste blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

EBD LC5 - UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO


LIÇÃO 05 UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO.
EBD 03.02.2013. Subsídio.
I – ELIAS, UM HOMEM COMO OS OUTROS.
II – AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS.
III – AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS.
IV – O SOCORRO DIVINO.



Em tempo: Desmistificando o que a Bíblia não ensina. Desta forma, posso apreciar e ensinar esta lição com muita tranquilidade, considerando que, muitos crentes, acham que certas doenças são do Diabo. Todo ser humano tem suas limitações de ânimo e força. Vencer nossos próprios limites, submetendo-nos a graça do Senhor é a formula que encontramos para sobreviver e chegar do outro lado, sem sequelas como: doenças degenerativas, mal de Alzheimer e outras decorrentes do desgaste imposto por certas tarefas.

I – ELIAS, UM HOMEM COMO OS OUTROS.
1.1        Um homem espiritual.
Antes de ser um homem espiritual, Elias era apenas, um homem. Essa é a questão que muitos não aceitam. Não há quem não tenha suas fraquezas, seus temores. O orgulho é uma perigosa janela que se mantém trancada para ocultar as lágrimas.

1.2        Um homem sentimental.
Quanto Tiago diz que Elias era um homem sujeito às mesmas paixões, deixa claro, o conhecimento que o apóstolo tinha das fraquezas e dos limites de cada um. A falta desse reconhecimento tem sido a causa de muitas “guerrinhas” nos nossos sítios. Há crentes que circulam pelos corredores das igrejas, ferindo um ou outro por total vontade de querer reconhecer que Deus nos fez com as nossas limitações. Vencer essas limitações é o que nos faz vencedores em Cristo.






II – AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS.
2.1 Decepção.
Como é ruim quando tudo parece dar errado.
Acho difícil esperar que todos compreendam o seu empreendedorismo para com a obra do Senhor.
-Depois de ter feito tudo quanto de bom para o povo, ouvi-los gritar: Crucifica-o, certamente essa atitude poderia tê-lo feito desistir, todavia, a palavra final foi: Tudo está consumado.
-Melhor é nunca esperar nada, pois, o que vier do homem, é lucro.
-No tocante as coisas de Deus, elas estão acima da nossa razão, portanto, se alguma coisa não estiver do seu ou do nosso gosto, não se desespere. Deus sabe o que faz e como faz.  


2.2 Medo.
Confesso não saber porque alguns irmãos acham que crente em Jesus não pode ter medo.
Salmos: 42:5, 11 e 43:5 falam do abatimento da alma.
Disse JESUS: “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai salva-me desta hora, mas, para isto vim à esta hora”. Jo.12:27.
ANGUSTIA E ABATIMENTOS DA ALMA ESTÃO SEMPRE  LADO A LADO DO MEDO. NO CASO DE JESUS, A DIFERENÇA E CONTROLE ESTAVAM NO CONHECIMENTO E CUMPRIMENTO DA SUA MISSÃO: “EU PARA ISTO VIM”.
-Não há problema em ter medo, mas, é preciso controla-lo ou ele acaba conosco. Orar, esperar e confiar no Senhor, afasta todo o temor.


III – AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS.
3.1 Fuga e isolamento.
Cuido ou pelo menos tento cuidar de um jovem que por conta do medo “Síndrome do Pânico” mantém-se isolado dentro de casa há pelo menos quatro anos.
A lição que devemos tirar da vida de Elias é o quanto ele foi renovado com a presença do Senhor e assim, o Senhor faz e fará com seus filhos nesta dispensação. O Espírito de Deus é o despenseiro de toda consolação.

3.2 Auto piedade e desejo de morrer.
É muito comum encontrarmos irmãos com esse sentimento, caracterizado por um transtorno psíquico. Há os que vêem erro em tudo e se considera um sofredor pela causa. Deus mostrou a Elias que ele não era o único preocupado com a causa.

IV – O SOCORRO DIVINO.
4.1 Provisão física.
Deus tem para nós, pão cozido assado na brasa e água fresca. Essa provisão além de ser providenciada ainda hoje, em favor dos que hão de herdar a vida eterna, fala também do conforto da sua palavra e da ação do Espírito Santo, visto na Bíblia, como rios de água viva, sempre associado a sua Palavra mediante a fé no nome de JESUS.

Convide pessoas para sua classe de Escola Dominical, uma lição 

2 comentários:

  1. Excelente! Vou compartilhar Pastor, no face e no google +. Deus o abençoe Pastor Genivaldo.

    ResponderExcluir
  2. ò maravilhoso Deus!!!!!!!! Deus tem para nós, pão cozido assado na brasa e água fresca. maravilha!

    ResponderExcluir

Seguidores