Tradução deste blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EBD LC.01 O VALOR DOS BONS CONSELHOS.

LIÇÃO 01 O VALOR DOS BONS CONSELHOS.
EBD para 06/10/2013. Subsídio.
PONTOS A ESTUDAR:
I – JOIAS DA LITERATURA SAPIENCIAL.
II – A SABEDORIA DOS ANTIGOS.
III – AS FONTES DA SABEDORIA.
IV – O PROPÓSITO DA SABEDORIA.


Em tempo: Não se deve desprezar conselho por conta de fracassos na vida do conselheiro. Somos bastante tendenciosos a isto, desprezar mensagens por que um dia fulano cometeu algum deslize; o importante é avaliar o conselho. O livro de Provérbios e Cantares, nos ensinam muito sobre o que não devemos fazer e o que acontece quando fazemos o que não deve ser feito.


I – JOIAS DA LITERATURA SAPIENCIAL.
<!--[1.1  O livro de provérbios.
<a) Há quem diga que Provérbios tem 31 capítulos sendo um para cada dia. Pela divisão de meses do ano, isso combina quanto o mês é de 31 dias o que deixa transparecer que não houve qualquer propósito.
<b)Com tantos provérbios maravilhosos, fico a me perguntar por que há crentes que publicam nas redes sociais, pensamentos de filósofos ateus, Md.Teresa de Calcutá, pensamentos do budismo, Paulo Coelho Chico Xavier e tantos outros, falta de ler a Bíblia e principalmente Provérbios e Eclesiastes? Lamentável.

<!--[1.2 O livro de Eclesiastes.
Como alguns trechos do livro de Jó, temos em Eclesiastes, o que podemos chamar de filosofia humanista  pura. Nem quero pensar em filosofia do ponto de vista acadêmico ou escolástico, mas, a filosofia que trata da vida, do nascimento a morte e da crença em Deus. Para nós crentes, a filosofia da vida é mais abrangente por que cremos na eternidade em Cristo.
Particularmente considero que Eclesiastes oferece o pensamento completo da vida. O bem e o mal são explicados de maneira clara e educativa.  A riqueza de conselhos é algo que sublima a alma como o capítulo 12 que usamos para exortar os jovens sobre as verdades da vida.
O livro de Eclesiastes supera todas as expectativas.
Capítulo 3 – Há para todas as coisas, um tempo determinado por Deus. Quem nesse mundo definiria melhor esse tempo?

II – A SABEDORIA DOS ANTIGOS.
2.1 A inteligência dos sábios.
O texto de IRs. 4:29-34 fala de Salomão e de muitos outros sábios, suplantados pelo rei, todavia, não podemos nos esquecer que a sabedoria de Salomão, não nasceu com ele nem foi produto da sua inteligência. Ele pediu e Deus lhe concedeu.
Bom lembrar que inteligência e sabedoria nem sempre se encontram nas praças.  Há pessoas inteligentíssimas sem um pingo de sabedoria.
Tiago mostra que o Senhor ainda dá sabedoria Tg. 1:5.
Sabedoria não impede que se cometam erros, caso esta venha a ser desprezada nos momentos das escolhas e decisões.

2.2 A sabedoria de Salomão.
O autor cita escritor que reconhece a singularidade da sabedoria de Salomão, mas, na mesma medida, às vezes ficamos a perguntar por que um homem com tanta sabedoria e poder reconhecidos no seu tempo e após, poderia afastar-se tanto do compromisso com Deus que o assistiu como assistiu a Davi, seu pai.
Os capítulos 6:20-35 e o capítulo 7, impressionam pela maneira como demonstra as consequências do adultério e da fornicação.
O que impede o homem de pecar é ter uma vida muito próxima a Cristo em todos os momentos. O mal alcança grandes líderes no meio do povo de Deus.

III – AS FONTES DA SABEDORIA.
3.1 A sabedoria popular.
Os textos citados pelo autor neste tópico mostram que muita sabedoria pode ser encontrada no meio do povo.
Precisamos considerar que não somos os únicos detentores do saber. Encontramos pessoas simples, cheios de sabedoria, sem escolaridade, mas, com uma visão aguçada sobre a vida.

3.2 A sabedoria divina.
Em ICo 3:19 Paulo reconhece a sabedoria deste mundo e a trata como loucura diante de Deus e a razão é simples, qualquer demonstração de conhecimento e sabedoria que afaste o homem de Deus, só pode ser uma grande loucura e é exatamente isto que tem norteado a sociedade neste final de tempo.
Lembrar que o Espírito de Deus opera sabedoria nos corações como um dom, conforme ICo 12:8 como palavra da sabedoria.
Permitamos que o Senhor nos dê sempre sabedoria, com ela, aprendemos a monitorar todo e qualquer problema que nos cerque.
Isto, não tem preço!

IV – O PROPÓSITO DA SABEDORIA.
 4.1 Valores éticos e morais.
Diz respeito a nossa relação entre nós e com o mundo. Aprendemos a lidar com as pessoas, sem ferir e sem sair ferido.

4.2 Valores espirituais.
O tópico pode ser lido para os alunos e dispensa comentários, pois, conhecemos os valores espirituais e o que aprendemos nesses dois livros como em toda extensão da Bíblia Sagrada.

O que nos preocupa é que esse evangelho chamado, da prosperidade tem ocultado esses valores aos seus seguidores. Muitos ignoram as mais elementares ordenações bíblicas, gerando crentes de todas as cores e menos da principal cor, a bandeira ensanguentada do evangelho genuíno do nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.

2 comentários:

  1. Pastor Genivaldo

    Gostei do artigo.

    O apóstolo Paulo foi bastante sábio ao comentar sobre o perigo de portar sabedoria: “O saber ensoberbece mas o amor edifica...” – 1 Corintios 8.1 (ARA).

    Através da vida de Salomão no aspecto da sabedoria, vejo um exemplo importantíssimo para nós. Deus concede a capacidade de agregar saber, mas quem recebe o saber tem a liberdade para deixar de usá-lo. E não convém fazer isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão António Jesus Batalha.
    Que prazer tenho em contar com sua visita, lembro-me de há algum tempo, ter tentado pedir adição no seu blog e não consegui. Deus continue abençoando sua vida e a de todos irmãos luzitanos.

    ResponderExcluir

Seguidores