Tradução deste blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

EBD LC 12 O DIACONATO

EBD para o dia 22 de junho de 2014.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A DIACONIA DE JESUS CRISTO.
II – A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS.
III – O PERFIL E A FUNÇÃO DOS DIÁCONOS.


Em tempo: Não há nada mais honroso que servir o povo de Deus na posição de diácono. O diaconato existe porque o pastor só tem dois braços.


I – A DIACONIA DE JESUS CRISTO.

1.1 Significado do termo.
Filipenses 2 é a declaração de fé e ação do diácono. Ser como Jesus foi, e é, o maior desafio para o crente. Muitos ignoram o trabalho diaconal na sua essência, cujo sentido em relação ao termo original é explicado pelo autor como sendo ministério ou serviço. Prefiro serviço.

1.2 Serviço de escravo.

O serviço de lavar os pés dos discípulos foi como fechar a questão sobre serviço cristão, o ponto alto do seu ensino. Ao longo do seu ministério, Jesus se ocupou de apresentar o evangelho aos homens, sem contudo deixar de atendê-los em suas necessidades básicas, tanto pelas curas quanto pelo suprimento de alimentos. Preocupação abrangente.

1.3 O discípulo é um serviçal.

Recomendo a leitura deste tópico para os alunos com muita tranquilidade.
Perceba-se que:
- Faltam discípulos.
- Faltam servos.
- As palavras do Senhor:  “...entre vós não será assim... qualquer que quiser ser grande será o vosso serviçal...”. O assunto é muito abrangente e vai além de envolver apenas os nomeados ao diaconato na igreja.

Muitos querem apenas o cargo, podendo assentar-se à direita ou à esquerda, desde que sejam vistos.


II – A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS.

2.1 O conceito da função.

Eu confesso que não sei o peso que “diáconos” ou “doulos” exerce sobre as pessoas que gostam tanto de título; o que sei é que a ação pessoal deve ser tão forte e significativa que outros digam de nós: São servos ou diáconos de verdade.

O pensamento acima, não desconsidera o fato de a igreja precisar nomear diáconos para impor responsabilidades e organizar a igreja como em Atos 6.

O título não pode ser maior ou mais expressivo que a ação diaconal.


2.2 Origem do diaconato.

A sensação de abandono levou os gregos a reclamarem direitos para suas viúvas da mesma forma como as viúvas hebreias eram atendidas pelo ministério.

• Temos aí uma atitude coerente de homens de Deus que poderiam mandar as mulheres orarem como alguns fazem.

• Também não ficaram se desculpando pela falta de tempo, apresentaram a solução para o problema.

• Na casa de Deus temos recursos humanos para todos os fins. Mas não para qualquer pessoa, escolhida apenas por aparência, é necessário considerar ter boa reputação.


2.3 A escolha dos diáconos.

A escolha de diáconos pouparia os apóstolos de se afastarem do compromisso com a Palavra de Deus – atitude sábia e coerente com a responsabilidade.

"Cheios do Espírito Santo" deve ser entendido como cheios de vontade de servir, cheios de alegria, ter o serviço como um prêmio de Deus, gozo na alma.

Há muitos que falam em línguas, mas somente isto; não contribui para o engrandecimento do Reino de Deus nem para glorificação do seu Santo Nome.
  

III – O PERFIL E A FUNÇÃO DOS DIÁCONOS.


3.l Qualificações do diácono.

Na casa de Deus, não há perfil do pastor, do diácono ou do crente; de modo geral todos nós temos os mesmos deveres morais para com Deus, para a igreja e para a sociedade.

Claro que em função da exposição dos líderes, quer sejam pastores, presbíteros, diáconos ou professor de EBD, todos têm um peso de compromisso maior.

3.2 A função dos diáconos em Atos 6.

Percebe-se o valor dado aos diáconos e a respectiva correspondência destes ao compromisso assumido.

Inclua-se pregar o evangelho, Atos 8. Há muitos que consideram o trabalho diaconal um fim em si mesmo sem se dar conta do compromisso com as almas.


3.3 A função dos diáconos hoje.

A igreja cresceu, os problemas são diversos e o diácono precisa estar sob orientação do pastor, o que vale dizer que o diácono não deve sair por aí fazendo tudo o que deseja em nome do Senhor.

Além das atividades de auxílio à ordem do culto, visitas e tantas outras serviços, o diácono pode ser solicitado a que presida o trabalho de uma congregação, sendo o primeiro passo para alcançar o ministério pastoral.

EBD LÇ.12 DIACONISA - COMENTÁRIO SUPLEMENTAR. (subsídio) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores