Tradução deste blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO, EBD LÇ. 4 24/04/16.

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO  PARA O DIA 17/04/2016.
PONTOS A ESTUDAR:
I – A BÊNÇÃO DA GRAÇA JUSTIFICADORA.
II – AS BÊNÇÃOS DO AMOR TRINITÁRIO.
III – AS BÊNÇÃOS DA NOVA CRIAÇÃO.

 O NOVO NASCIMENTO ENCERRA UM CICLO DE VIDA SOB O PECADO.



I – A BÊNÇÃO DA GRAÇA JUSTIFICADORA.


1.1       A bênção da paz com Deus.

 Vamos buscar a razoabilidade desta paz a que Paulo se refere, considerando inicialmente que éramos inimigos de Deus por conta do pecado. Rm. 5:10

1 – Estávamos separados de Deus e sem paz. Ef. 2:12.

2 – As nossas iniquidades faziam separação entre  nós e Deus,  Is. 59-2.

Fomos reconciliados. -  Rm. 5:10
Fomos declarados filhos de Deus – IJo. 3:2.
Fomos agraciados com o milagre do novo nascimento.   Ef. 2:15.
Tornamo-nos herdeiros da maior herança que alguém possa desejar. Rm 8:17  
A lista é grande.


1.2       A bênção de esperar em Deus.

Este tópico abordado pelo autor que certamente poderia expandir o pensamento para outras direções, caso houvesse espaço suficiente, nos permite pensar e resumir o que significa esperar e não esperar quando depender do ponto de referência:

1 – Esperar em Deus conforme o propósito da lição é suportar com paciência e resignação o que representar sofrimento, sabendo para qual eternidade nos destinou pela esperança da nossa salvação. Cristo em nós, esperança da glória. Cl.1:27.

2 – Esperar em Deus não significa abandonar todas as possibilidades que por ele nos foi entregue no tocante a vida comum, suas conquistas e defesa da justiça.

  
1.3 A bênção de sofrer por Jesus.

Na linguagem de muitos significa pagar o preço.
A bem da verdade, não sei se pagamos algum preço quando o maior preço foi pago pelo Senhor, por nossas vidas.   ICo 6:20.

Cada período da história tem características próprias do seu tempo e governos. No tempo atual, grande parte dos nossos sofrimentos são os sofrimentos de todos independente da fé.

Penso que é possível separar perseguição e tribulação.

A perseguição tem caráter odioso causa tribulação e geralmente leva a morte.

A tribulação não tem como causa necessária, a perseguição, mas o desprezo, o que chamam de “bullying” e a perseguição velada em local de trabalho, aliás, comum em sistema competitivo como o nosso.

O que nos leva a sofrer por Jesus:
Lutamos por uma vida honesta.
Lutamos para não causar danos a quem quer que seja.
Lutamos para manter nossas vidas e famílias segundo os padrões bíblicos.
Plena obediência à palavra do Senhor.

Dispenso comentar o que um cristão decente e sincero pode passar dentro de algumas igrejas quando há visível prática de injustiças.

De qualquer maneira, suportar tudo por amor a Jesus é o maior ganho.


II –  AS BÊNÇÃOS DO AMOR TRINITÁRIO.
É reconhecidamente o amor dispensado pelo Pai, pelo filho e pelo Espírito Santo.

2.1 O amor que o pai outorga.

A visão que Paulo tem acerca de Deus é muito diferente da visão que o judaísmo tem acerca do mesmo Deus.

A visão judaica acerca de Deus ficou parada no Sinai.

Deus não evoluiu no percurso do Sinai ao Calvário, mas, fez evoluir seu plano de salvar as vidas por tê-las amado. Jo. 3:16.

Quem nos separará do amor de Cristo? Rm. 8:35.


2.2 O amor que o Espírito distribui.

 e abençoar o homem de coração aberto. A dádiva do Espírito Santo, que além de consolar e interceder por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26), ainda reveste de poder os crentes desejosos de servi-lo de maneira eficaz.

Rm 5:5 “O amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

Significa dizer que além de nos amar, Deus ainda facilitou o nosso caminho para receber e dar este amor, razão pela qual, o crente sincero não é raivoso nem vingativo.


2.3 O amor que o Filho realiza.

Não daria para colocar o filho em uma escala menor de poder ou de demonstração de afeto e amor. O que o mundo não conheceu de Deus, ele nos revelou em sua própria vida.

Jo.13:1 declara a forma intensa do amor de Cristo por nossas vidas.  
Jo.14:11 O Senhor queria mostrar aos discípulos que ele não era uma pessoa comum e isto podia ser visto pelas obras.

Deus amou o mundo de tal maneira? O filho igualmente nos amou e se entregou por nós.
Jo. 3:16 e Ef. 5:2.

                     
III –  AS BÊNÇÃOS DA NOVA CRIAÇÃO.

3.1 O homem em Adão. 

O texto do autor indica que há  algum grau de complexidade quando afirma que “existem várias interpretações a respeito de Rm 5:12-14 quando o apóstolo declara que pelo pecado de um homem, a morte veio a todos.

As dificuldades deixam de existir quando percebemos que não foi um ato viral. termo usado com frequência nas redes sociais para mostrar que algo saiu do controle, mas Adão pelo seu ato inconsequente, deu conhecimento de uma nova vida a que chamamos; vida de pecado, muito mais “próxima” de uma questão genética que filosófica.

“Como se” o código genético trouxesse as características da natureza do pecado original; consideremos Salmos 51:5 “Eis que em iniquidade eu fui formado e em pecado me concebeu a minha mãe”.

Uma nova possibilidade se abriu para o homem em Adão e todos assumiram o risco para viver sob o pecado e pelo pecado a morte.

Não podemos ignorar que o apóstolo Paulo declara textualmente que pela ofensa de um “morreram muitos”. Morte aqui, não significa aniquilação da espécie, mas separação entre o homem e Deus. Rm 5:15.



3.2 O homem em Cristo.

A algo que está sendo ignorado em nossas igrejas pela falta de ensino  e dispensa comentários sobre o desprezo dado pelas igrejas chamadas “neopentecostais” a um assunto que diz tanto sobre a nossa salvação como a nossa reconciliação com Deus e mais importante ainda, o novo nascimento traz à vida os verdadeiros filhos de Deus, não segundo a carne, mas segundo o espírito. IJo 3:2.

Diz o texto citado (IJo.3:2) que ainda nem está manifestado o que havemos de ser, mas quando ele JESUS, se manifestar seremos semelhantes a ele.

Paulo escreve a igreja de Coríntios que o corpo é semeado em ignomínia, em fraqueza e ressuscitará em glória e em força.  ICo 15:43.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores