Tradução deste blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS, EBD Lç.8 para 21/08/2016 (Subsídio).

EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO 08 PARA O DIA 14/08/2016.
“A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS”.
PONTOS A ESTUDAR:
I – OS MITOS DA RELIGIÃO.
II – COMO EVANGELIZAR OS RELIGIOSOS.
III – RELIGIOSOS QUE REPRESENTAM DESAFIOS.

O PREÇO A PAGAR PODE SER CARO, MAS COMPENSA O INVESTIMENTO. 


  
I – OS MITOS DA RELIGIÃO.
Começando a ler a lição e estudar para elaborar a minha colaboração aos ilustres professores e interessados. Até aproveito para dizer que quando iniciei a elaborar subsídios fiz, pois ao longo dos anos (56), deparei-me com muitas lições de elevado nível de exposição e que certamente muitos não entenderiam, pois a lição é única para todas as regiões; assim encerro essa breve declaração dizendo que é a primeira vez que me deparo com uma abordagem como esta. Vamos em frente!

Com relação aos mitos, o autor oferece a definição a que chama de genérica ou seja, a mais comum entre as pessoas que estudam as religiões, certamente.

A definição bíblica é encontrada na epístola universal de Tiago como sendo: “... visitar os órfãos, as viúvas e guardar-se da corrupção do mundo.” Não obstante, aqui Tiago trata da verdadeira religião no sentido de pratica-la como um bem comum.

1.1       Mito um: Todas as religiões são boas.

O autor cita as religiões encontradas entre os cananeus e o que praticavam. Mesmo se quiséssemos pô-las de lado para falar das modernas, sabemos que há muitas, presas a um espiritualismo misturado com filosofia de vida e teosófica, (teosofia = que tem caráter sincrético, místico e ocultismos, algumas, revelando uma divindade e não fazem o que faziam os cananeus por conta das leis e do efeito midiático).

1.2       Mito dois: Todas as religiões levam a Deus.

 Penso que a situação ainda é pior. Todas as religiões, em tese, afastam o homem de Deus, pois, quem busca uma religião, declaram implícita ou explicitamente que ela é suficiente.

A bem da verdade, muitos usam o argumento “eu tenho a minha religião” com o propósito de afastar quem pretenda evangeliza-los.

O autor faz menção além do culto satânico, a última investida do Diabo para afastar os homens de Deus e o ecumenismo será o meio usado para reunir todos debaixo de uma única bandeira tendo a frente, a besta e o falso profeta, ap. 13:4.


1.3 Mito três: Nenhuma religião é verdadeira.

Sempre procuro enaltecer o Evangelho, principalmente nos funerais, em detrimento de qualquer religião sem entrar na questão que envolva qualquer delas e para que percebam a lisura da minha pregação, incluo crentes, católicos ou qualquer outra mostrando que nessa hora, a única porta se abre para quem crêr, JESUS.

Houve época em que se faziam muitas críticas contra todos os crentes por conta daqueles que diziam estarem salvos  nessa condição, tendo do outro lado, pessoas sem testemunho negando a sua eficácia.


II – COMO EVANGELIZAR OS RELIGIOSOS.

2.1 Não discuta religião.

Quando se aprende o verdadeiro sentido de igreja local, descobre-se que ela não representa um fim em si mesmo, salvo quando as pessoas que ali frequentam formando a comunidade “A” cumpra rigorosamente os preceitos neotestamentários em relação a doutrina e a atividade social assim, não dá para supervalorizar o prédio em detrimento do verdadeiro evangelho.

Deus fez ou constituiu a igreja e os homens, a religião. Discutir religião é ignorar a igreja e a causa da sua existência.


2.2 Não deprecie religião alguma.

Nesta questão principalmente na rede social, penduro-me nas orelhas mostrando que perdemos muito quando criticamos de forma direta, principalmente com achincalhes como fazem com os neopentecostais atingindo a todos os pentecostais.

As broncas até fizeram melhorar exceto alguns portais que insistem; para escândalo de muitos e tristeza nossa.

Tanto se fala da Universal e suas reuniões estão sempre lotadas. Pregar a verdade de Cristo é melhor e mais eficaz. Atrai-se com mais facilidade quando se oferece  credibilidade.

2.3 Mostre a verdadeira religião.

Para mostrar a verdadeira religião é preciso exaltar Cristo e esconder o homem.

Outra questão não menos importante é que mesmo fazendo  o que Tiago prescreve na sua epístola (1:27), ainda falta:

- Respeitar a opinião alheia, se errada, corrigi-la com muito amor.
- Respeitar a fragilidade própria do ser humano, pois nós mesmos somos cheios de fraqueza. Hb.5:2 e Rm. 15:1.
- Respeitar a ignorância dos homens, pois fomos parte dela. Atos 17:30.


 III –  RELIGIOSOS QUE REPRESENTAM DESAFIOS.

3.1 Católicos romanos.

Na atualidade evangelizar os católicos não é tarefa fácil considerando que diferente das décadas passadas, quando não liam a bíblia, ignoravam totalmente as verdades divinas e hoje, conhecem meia verdade e digo isto sem pretender ofender a quem eventualmente leia esta publicação, saiba que a razão disto é a falta de coragem dos líderes católicos e refiro-me os de primeira linha, os padres, de romperem com certas tradições que não reconhecem a Jesus como único mediador e salvador além de outras questões doutrinárias em relação às convenções católicas e principalmente a idolatria.

É preciso mostrar que o Evangelho em nossa vida é a verdade.

3.2 Espíritas.

Grande parte dos espíritas gostam de uma boa discussão a respeito do que fazem em relação as nossas afirmações,  geralmente  desprovidas de obras e sabemos que as obras constituem importante referência que aponta para a  verdadeira fé.

A fé sem as obras é morta. Tiago 2:20.

3.3 Judeus e muçulmanos.

Interessante, o autor reunir em um bloco a evangelização de judeus e muçulmanos.
Ambos possuem forte identidade por sua história e tradição. Ambos são monoteístas.

Em relação aos judeus, mesmo sendo difícil, temos muitos judeus convertidos ao Evangelho lembrando que Jesus não anulou nem desprezou a história judaica e a sua intima relação com Deus. Chegando a plenitude dos tempos, Deus fez parar o relógio da sua relação com o seu povo para submetê-los a graça salvadora, a saber, os que crerem no nome de Jesus, pois a salvação foi primeiramente para o povo judeu e sua recusa permitiu que nós os gentios adentrássemos a esta maravilhosa graça.
Muçulmanos.

O número de cristãos mortos sob a fria faca do Estado Islâmico, mais de duzentos mil é prova da boa penetração do Evangelho naquela região. Sejam muçulmanos, judeus, católicos, espíritas ou de qualquer outra religião, precisam saber que só em Jesus há salvação e para qualquer deles, precisamos do momento e da graça do Senhor para cumprirmos o ide de Jesus.

Jesus não é religião, é vida eterna.

3.4 Ateus.

Penso que a maioria quase absoluta dos ateus são pessoas alto rendimento intelectual e logicamente, alcança-los é necessário que o agente, tenha uma boa relação de amizade, evitar discutir acerca da existência de Deus, mas com um bom testemunho de vida, mostrar-lhes o grande amor do Senhor. Não há quem resista.

3.5 Os desviados do Evangelho.

Geralmente, formam um grupo de pessoas extremamente carentes que precisam de muito amor e atenção para serem alcançados.

Finalmente, a nossa luta contra os falsos pregadores, os que invadiram nossos arraiais que com sus ações, causam grande dano a obra do Senhor. Combate em todas as frentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores